Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Programação gratuita

Programação gratuita

Publicada em : 12/09/2017

Com teatro, música e contação de histórias para crianças e famílias

Divulgação
O Grupo Namakaca apresenta o espetáculo circense de teatro É Nóis na Xita no dia 24 de setembro. De 16 a 30 de setembro, o Grupo Ninho Cantante lê histórias da premiada autora e ilustradora Lúcia Hiratsuka. No dia 24 de setembro tem ainda o  Duo Tessituras com intervenção musical . A visita ao Sesc Itaquera - equipado com restaurante e lanchonete - é passeio recomendado para toda a família.

Gratuitas e abertas ao público, as atrações fazem parte da programação do Sesc Itaquera está localizado em uma reserva ambiental, com mais de 350 mil m², a maior área de Mata Atlântica da zona Leste de São Paulo, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, ao lado do Parque do Carmo. Equipado também com restaurante e lanchonete, a visita ao parque é recomendada para toda a família.


PROGRAMAÇÃO

Espetáculo de teatro - É Nóis na Xita – Com Grupo Namakaca
Dia 24 de setembro, domingo, 13h, na Praça de Eventos. Livre e Gratuito

O descontraído e premiado espetáculo infanto-juvenil É Nóis na Xita mostra o convívio entre três personagens: os palhaços Cara de Pau, Montanha e Cafi, que disputam os aplausos do público, aceitando os próprios equívocos como fonte de inspiração e improvisação. Além dos truques de malabarismo, monociclos, acrobacias, equilibrismo e palhaçadas, o espetáculo é também musical, brincando com ritmos tipicamente brasileiros e instrumentos da cultura popular como o cavaquinho, o pandeiro e a percussão, que permitem envolvimento e interação com o público.

Música - PEQUENOS GESTOS
Encontros, vivências, oficinas e intervenções artísticas voltadas para a primeira infância.

Intervenção - Pachamama - Viagem a terra dos sons -
Com Duo Tessituras
Dia 24 de setembro, domingo, das 15 às 16h
Livre - Grátis - Na Sala de Convenções 

"Pachamama - viagem à terra dos sons" é uma intervenção musical, com canto, harpa e viola da gamba, criado em torno de um repertório relacionado à infância e à maternidade, em diversas culturas, latino-americanas, indígena, orientais, do ninar e da proteção dos rituais ao brincar, dançar e lançar-se ao mundo. Das canções surgem imagens poéticas, concretizadas em objetos que se oferecem à interação das crianças e familiares. É o convite a uma experiência multissensorial, espacial, de ritmo e movimento, de corpo e gesto, modulada pelas diversas nuances significativas, dinâmicas e intensidades das músicas, e pelos timbres e vibrações das vozes e instrumentos.

Com Duo Tessituras, formado por Daniela Amaral e Dani Sou.
Daniela Amaral é cantora, regente e educadora musical. Estuda pedagogias musicais contemporâneas há muitos anos, mas atualmente sua pesquisa de mestrado concentra-se na compreensão da criança sob a luz da Antroposofia e nas relações entre música, gesto e movimento na Rítmica de Dalcroze.
Dani Sou é cantora, atriz, educadora e pesquisa as relações entre timbre e criação nas artes performáticas.

Literatura - LIVRO CONTA

Diálogo entre a escrita literária da literatura infanto-juvenil brasileira e a oralidade da contação de histórias.

De 16 a 30 de setembro, sábados, das 13 às 14h
Livre - Grátis - Na  Área de Convivência 

Livro Conta: Asahi - À Luz De Hiratsuka - Com Ninho Cantante

Neste mês, a artista Lúcia Hiratsuka é a homenageada no ciclo de contação de histórias do projeto "Livro Conta". Nesta homenagem, o grupo Ninho Cantante conta as histórias dos livros "Um rio de muitas cores", "As cores dos pássaros", "Histórias tecidas em seda" e "Festa no céu / Festa no mar". Lúcia Hiratsuka é escritora e ilustradora premiada de diversos livros de nossa literatura infantil e juvenil.

Em sua obra, se entrelaçam memórias de sua infância como neta de imigrantes japoneses à lendas e mitos da cultura japonesa que chegaram até ela pela histórias contadas por sua avó imigrante. "Ninho Cantante: Uma instalação afetivo-poética" surgiu em 2016. É formado por Camila de Sá, artista cantante do jardim das artes integradas, e Lucas Lopes, arte-educador, artista visual e arquiteto de universos mágicos e Andrea Lopes, atriz e artista educadora, mediadora de palavras, sorrisos e encantamentos.

Serviço
SESC ITAQUERA

Localizado em uma reserva ambiental, com mais de 350 mil m², a maior área de Mata Atlântica da zona Leste de São Paulo, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, ao lado do Parque do Carmo, o Sesc Itaquera caminha para se tornar referência em oferecer atividades relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade. A visita ao Sesc Itaquera - equipado com restaurante e lanchonete - é passeio recomendado para toda a família. A programação da unidade é gratuita e acontece de quarta a domingo, reunindo eventos de várias áreas de expressão. Abaixo, dicas de Música.

Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000, Itaquera.
Funcionamento: De quarta a domingo, das 9h às 17h.
Acesso à unidade: Grátis.
Estacionamento: R$ 12 (credencial plena do Sesc) e R$ 24 (demais frequentadores).
Telefone para informações: (11) 2523 9200.
Transporte Público Sesc Itaquera: Metrô Itaquera – 7200m / Terminal São Mateus – 5200m

Fonte:ARTEPLURAL