Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Campeonato Interdrag de Gaymad...

Campeonato Interdrag de Gaymada

Publicada em : 08/06/2017

Mineiros do coletivo Toda Deseo convidam para o divertido jogo

Divulgação
Os mineiros do coletivo Toda Deseo apresentam a intervenção urbana para discutir,
de forma bem-humorada,questões relativas à diversidade sexual no âmbito público

Que tal participar de uma queimada completamente diferente e divertida?O coletivo mineiro Toda Deseo promete ocupar o deck do Sesc Pompeia, nos dias 17 e 18 de junho, sábado e domingo, às 14h, “com muito glamour e muita fechação”,como brincam em seu Facebook, para propor um espaço de convivência entre diferentes corpos como Campeonato Interdrag de Gaymada. A participação é livre e gratuita.

Inspirada no tradicional jogo infantil, a intervenção urbana discute, com humor, questões relativas à diversidade sexual no âmbito público.“Lembra quando a gente era criança e tinha que ouvir os coleguinhas dizendo que ‘queimada é coisa de bicha’? Pois bem, agora crescidxs e bem resolvidxs, podemos falar bem alto que esporte não faz distinção de gênero e que o importante é competir!”, explica a Toda Deseo, com suas próprias palavras na rede social, o que é Campeonato Interdrag de Gaymada.

Na dinâmica entre as partidas e os intervalos, o Coletivo Toda Deseo –que inclui quatro líderes de torcida, uma DJ e uma juíza – conversacom o público por meio de uma série de performances e manifestos. “A ideia é jogar e compartilhar experiências, sensações e montações - e, claro, dançar muito! Porque o nosso lema é o seguinte: QUEM NÃO JOGA, SE JOGA! A nossa quadra também é pista de dança!”
Os times são formados no início da intervenção, de maneira espontânea, sem distinção de idade, etnia, tipo físico e, principalmente, identidade ou orientação sexual.“Chame xsamigxs tudo e participe!!”, conclama a Toda Deseo, ressaltando que todos são bem-vindos no Campeonato Interdrag deGaymada.

A performance surgiu como possibilidade de uma prática artística que visava discutir questões sobre diversidade sexual no âmbito público, de maneira agregadora e leve, além de muito bem-humorada. Desde sua primeira edição, a Gaymada á reuniu cerca de 4.000 pessoas, entre jovens, crianças e idosos dispostos a ocupar a rua de um modo diferente, em um ato resistência à heteronormatividade e contra preconceitos de toda ordem. A intervenção tem a estrutura de um campeonato esportivo: com uma chave de oito times de seis pessoas. Além de um pocket show de convidados especiais em cada intervalo: NickaryAycker, drag queen de Belo Horizonte; a atriz trans Glamour Garcia; a drag queen Malona; e o dançarino de vogue Félix Pimenta.

A Toda Deseo é um coletivo de atores mineiros, criado em 2013, envolvidos com questões relacionadas a pessoas trans. As ações do coletivo visam garantir a liberdade de expressão e da participação dos sujeitos trans na vida social e cultural da cidade de Belo Horizonte. São atos de resistência, inclusão e de luta contra o preconceito.

Entre as ações desenvolvidas pelo coletivo, se encontram as Fechações– criações de intervenções cênico-musicais; a performanceCorposque não importam; o espetáculo teatral No Soy um Maricón; e o Campeonato Interdrag de Gaymada. Em 2016 estreou o espetáculo de ruaNossa Senhora [do Horto], com direção de Raquel Castro e dramaturgia de Daniel Toledo, e o espetáculo de palco SER – Experimento para Tempos Sombrios, com direção de Alexandre de Sena e orientação dramatúrgica de Márcio Abreu.


Serviço

Campeonato Interdrag de Gaymada.
Dias17 e 18 de junho, sábado e domingo, às 14h.
Local: Deck.
Livre
Grátis
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal sescsp.org.br/pompeia

Fonte:Arteplural Comunicação