Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Assim é (se lhe parece)

Assim é (se lhe parece)

Publicada em : 24/05/2017

Esta temporada celebra 150 anos de nascimento de Luigi Pirandello e o centenário da primeira montagem dessa importante obra do teatro mundial.

Rosano Mauro
Rosano Mauro
A premiada montagem de Assim é (se lhe parece), dirigida por Marco Antônio Pâmio, mistura humor, ironia, suspense e melodrama para discutir a natureza da verdade.O espetáculo estreou em 2014 e recebeu os Prêmios: APCAde melhor diretor (para Marco Antônio Pâmio), Shell de melhor ator (para Rubens Caribé) e Arte Qualidade Brasil de melhor atriz em comédia (para Bete Dorgam).

Na história, uma família vai morar numa pequena província do interior da Sicília (sul da Itália), após sobreviver a um terremoto. Na nova cidade, eles começam a chamar a atenção dos habitantes locais. O motivo: a filha, casada, e sua mãe moram em casas separadas. Genro e sogra tentam explicar o fato com duas curiosas e conflitantes versões. A Sra. Frola afirma que ela e a filha vivem em casas diferentes devido à possessividade do marido da última, o Sr. Ponza. Ele, por sua vez, jura que sua primeira esposa, filha da senhora Frola, está morta e que a sogra tem problemas mentais e, por isso, crê que a filha ainda esteja viva.Assim, segundo ele, sua segunda esposa é obrigada a se fazer passar por filha dela para não contrariá-la. Logo, é necessário que as duas morem em casas diferentes. Os moradores da cidade decidem, então, reunir esforços para descobrir qual dos dois está mentindo e quem é, na verdade, a misteriosa Sra. Ponza.

“Temos uma história que, mesmo se passando numa outra época,nos faz refletir sobre a curiosidade obsessiva sobre a vida alheia, tão característica dos nossos dias.Os depoimentos conflitantes de sogra e genro evoluem num crescendo de intensidade que atinge seu ápice na cena final, de longe a mais comentada, discutida e citada da peça.Procuramosinstigar, provocar, e por que não dizer “enlouquecer” o espectador – assim como enlouquecem os personagens da história - para descobrir a tal “verdade”. Mesmo que esta seja incapaz de ser alcançada. 100 anos depois, Pirandello continua atual e necessário“, comenta o diretor.

Como em junho completam-se 150 anos do nascimento do grande dramaturgo, poeta e romancista italiano, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o Instituto Italiano de Cultura fez uma parceria com o espetáculo e o inseriu nas comemorações da data, além de incluí-lo no evento de estudos sobre a obra de Pirandello na USP.

Nesta temporada comemorativa houve algumas substituições no elenco: Ricardo Gelli (Lamberto Laudisi), Mateus Monteiro (Sr. Ponza) e Luciano Schwab (Sr. Sirelli). O restante do elenco permanece como no original: Bete Dorgam (Senhora Frola), Joca Andreazza (conselheiro Agazzi), Martha Meola (senhora Amália), Amanda Hayar (Dina), Ella Bellissoni (senhora Sirelli), Regina Maria Remencius (Senhora Cini), Mara Rúbia Monteiro (senhora Nenni e secretária Centuri), Luis Deschamps (copeiro na casa dos Agazzi), Hugo Coelho (Prefeito).


SERVIÇO
Assim é (se lhe Parece). Apresentações: de 02 a 25 junho de 2017, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h no Teatro Itália Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo – SP. Informações e Vendas: Compre Ingressos (11) 2122-2474 Capacidade: 274lugares. Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia – conforme legislação e com cartão vale-cultura)
Rosano Mauro

Fonte:Douglas Picchetti