Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Centro de Memória do Circo

Centro de Memória do Circo

Publicada em : 04/05/2017

Artistas se unem em prol ao evento

Divulgação
Grace Gianoukas, Marcelo Médici, Gero Camilo, Sérgio Guizé e Priscila Fantin entre outros.

De 04 a 07 de maio o Circo brasileiro está em festa! Diversos Circos participantes promovem uma campanha de valorização do Centro de Memória do Circo, destinando a arrecadação de sua bilheteria para a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo. 

Vários artistas já emprestaram a sua imagem para o evento. Entre eles:  Grace Gianoukas, Marcelo Médici, Gero Camilo,  Sérgio Guizé e Priscila Fantin entre outros.

Além disso, dois espetáculos especialmente criados para a campanha serão apresentados com mesma finalidade.

Numa ação inédita, diversos Circos brasileiros, entre os dias 04 e 07 de maio, irão dedicar uma apresentação de seus espetáculos para levantar fundos para a Associação de Amigos do Centro de Memória do Circo, com o objetivo de que possa promover ações pela preservação e exibição de seu valoroso acervo. Os grandes Circos brasileiros da atualidade estão envolvidos, como Circo Di Napoli, Circo Estoril, Circo Fantástico, Circo Kroner, Mirage Circus, Circo Spacial, Spadoni Circus, Circo dos Sonhos, Stankonvich (unidades branca e vermelha) e Circo do Tubinho.

Reunindo artistas independentes, grupos e trupes de circo também foram criados dois espetáculos inéditos: Cabaré Royal e Cabaré Turno da Madrugada, que acontecem dias 05 e 06 de maio, no Espaço parlapatões, com a entrada no estilo “pague quanto puder”, visando que o público contribua livremente para a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo.

Uma maneira divertida de levantar recursos que faz do público o principal beneficiado da campanha, uma vez que além de desfrutar dos espetáculos vai conhecer um pouco mais da História do Circo e contribuir com uma instituição voltada à sua preservação.

Contribuição dos artistas de teatro e televisão
Para a divulgação da campanha, muitos artistas de teatro e televisão estão fazendo vídeos que são postados no Facebook apoiando a campanha e chamando o público a prestigiar ao Circo brasileiro. Entre eles, estão: Mônica Iozzi, Marco Ricca, Wanderlea, Cassio Reis, Fernanda Vasconcelos, Maria Fernanda Cândido, Selton Mello, Barbara Paz e Marcelo Mansfield, entre outros. Todos se voltando ao objetivo comum de promover a milenar arte circense.

Cabarés
Cabaré Turno da Madrugada
Madrugada...
O melhor horário de um dia, o silêncio, a tranquilidade, a calmaria, o tempo ideal para refletir, para pensar, para relaxar... Só que não!...
O Cabaré Turno da Madrugada traz números circenses pela representação de seres híbridos  que vivem na  cidade que não dorme nunca. E,  como na  “Toca de Alice", é também povoada por criaturas peculiares e  antropomórficas – onde o homem é também um animal! – para  revelar alguma lógica no absurdo. Um espetáculo que simboliza os sonhos que vivem espalhados pela cidade.
No elenco estão os circenses Mateus Bonassa (Mestre de Cerimônia), Cesar Rossi, Daniel Wolf, Erika Stoppel, Letícia Leão, Luciana Viacava, Robinson Zizza, Rodrigo Buchiniani e Ronaldo Aguiar. A música ao vivo fica por conta das bandas King Rock Shorts e Piccolo Circo Teatro de Variedades. Na entrada do público, ilusionismo com Asnesio e a recepção dos garçons performáticos Babaclowns. Com produção de Lu Gualda e Helena Figueira e com direção artística de Alessandra Brantes.
Cabaré Royal
Unindo números clássicos e contemporâneos de circo, o Cabaré Royal apresenta a diversidade da cena paulistana, onde a excelência da performance artística, interage com a plateia, recriando a estética desse tipo de show (de variedades) muito comum nos anos 50.
O espetáculo que tem direção de Lincoln Rolim, com produção de Elaine Frere, Bel Toledo e Lu Gualda, traz em sua ficha técnica, os artistas: Caio Stolai (títeres), Otávio Fantinato (manipulação de objetos), Bruno Edson (malabares e equilibrios), Gil Caetano (Mestre de Cerimônias), Paola Musatti e Vera Abud (palhaças) e a dupla Marina e Cosmai (Acrobalance).

SERVIÇO
Circos Participantes

Circo Di Napoli
Circo Estoril
Circo Fantástico
Circo Kroner
Mirage Circus
Circo Spacial
Spadoni Circus
Circo dos Sonhos
Circo Stankonvich (unidade branca)
Circo Stankonvich (unidade vermelha)
Circo do Tubinho
Para maiores informações sobre sessões e horários acesse a página da Associação no Facebook:
https://www.facebook.com/amigosdocentrodememoriadocirco/

Cabarés
Cabaré Turno da Madrugada
Dia 05 de maio, à meia-noite, no Espaço Parlapatões.
Duração de 70 minutos.
Colaboração do público “pague quanto puder”.

Cabaré Royal
Dia 06 de maio, às 21h, no Espaço Parlapatões.
Duração de 50 minutos.
Colaboração do público “pague quanto puder”.

***

Centro de Memória do Circo
O Centro de Memória do Circo, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, é primeiro centro de memória do Brasil consagrado exclusivamente ao circo e suas artes. Nasceu da necessidade de reconstituir, preservar e difundir a história do circo no nosso país, parte importante da nossa história, e reafirmar a vocação circense do local em que se encontra: o Largo do Paissandu, principal referência do circo brasileiro no século XX. Seu acervo inicial é proveniente de companhias e famílias circenses, com destaque para os arquivos do Circo Nerino (1913-1964) e do Circo Garcia (1928-2003). Realiza oficinas e debates, atende pesquisadores, além de promover encontros entre circenses, Abriga a exposição permanente Hoje tem Espetáculo que leva público a espiar pela cortina a fabulosa e espetacular aventura do circo no Brasil, ao longo de quase duzentos anos, desde a sua chegada, no raiar do século XIX, até os dias de hoje. Instalada na Galeria Olido, recebe visitantes de todas as partes do país bem como realiza visitas monitoradas para escolas.


* * *
Organização: Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo

Fonte:Flavia Fusco Comunicação