Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Doutor Fausto

Doutor Fausto

Publicada em : 20/04/2017

Adaptação livre de Calixto de Inhamuns, baseada na obra de Goethe

Priscila Prade
Uma das mais importantes e respeitadas obras da literatura universal, Doutor Fausto recebe adaptação de Calixto de Inhamuns e direção de Neyde Veneziano. A estreia é dia 5 de maio no Teatro Sérgio Cardoso.

Sinopse
Tomando como mote o pacto com o demônio e seus reflexos no imaginário coletivo, a adaptação de Calixto de Inhamuns busca sua principal referência nos clássicos Fausto, uma Tragédia e UrFaust (Fausto Zero), de Goethe. Ao transportar a lenda para a realidade brasileira, surge um Fausto intelectual, deprimido, ateu e estudioso da essência humana: uma espécie de neurocientista empenhado em entender a frágil natureza humana. Um Mefistófoles moderno lhe devolve o desejo de poder, de viver e lhe devolve também a sexualidade. Mas esta retomada do sopro vital tem o preço descrito no acordo: Fausto vendeu sua dignidade.

A sensual e meiga Margarida, objeto do desejo carnal, depois de seduzida e rejeitada, perde o rumo de sua vida e comete um infanticídio "à la brasileira", produto da marginalização e da miséria. Noites de Valpúrgis, loucuras e drogas, levam Fausto à destruição moral arquitetada por Mefistófoles. É a tragédia da vaidade, combinada ao erotismo e à sede de poder. Pelo poder Fausto vendeu sua alma ao diabo.

Serviço:
Teatro Sérgio Cardoso, Sala Paschoal Magno
Rua Rui Barbosa, 153 - (11) 3288-0136
De 05 a 21 de maio - Sexta a domingo às 19h30
144 lugares
80 minutos
14 anos
R$20

Fonte:Pombo Correio Assessoria de Imprensa