Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Samba de Bumbo

Samba de Bumbo

Publicada em : 16/03/2017

Teatro do Incêndio realiza encontro com o Samba de Bumbo da Dona Maria Esther

Rafael Leitão
No dia 21 de março (terça, às 19h), acontece no Teatro do Incêndio o segundo encontro das Rodas de Conversa - A Gente Subemersa – com o Samba de Bumbo da Dona Maria Esther, de Pirapora do Bom Jesus, considerado berço do samba paulista.

Com entrada franca, os eventos reúnem sempre mestres da cultura popular e comunidades tradicionais do estado de São Paulo em bate-papos seguidos por vivências.

Liderado pelos mestres Dona Maria Esther (com mais de 90 anos) e João Mário, o grupo é um importante representante da tradição do samba de bumbo (ou samba rural paulista). A roda aberta ao público aborda as características dessa manifestação afro-brasileira, como o batuque, a dança e o canto responsorial - contribuições dos povos banto para a cultura do Brasil.

O samba de bumbo nasceu nas fazendas de café, com os escravos, cuja marca principal é a percussão (zabumba, caixa, surdo e chocalho). O ritmo vem da matriz africana, onde o solo é do instrumento mais grave, e as cantigas, improvisadas, são compostas por apenas quatro versos que se repetem.

Serviço
Roda de Conversa / Vivência: A Gente Submersa
Com Samba de Bumbo da Dona Maria Esther
Dia 21 de março. Terça, às 19 horas
Local: Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 53 – Bela Vista/SP. Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Ingressos: Grátis (não há necessidade de retirar ingresso).
Duração: 150 min.
Capacidade: 80 lugares.
http://www.teatrodoincendio.com/ 
https://www.facebook.com/teatrodoincendio/

Fonte:Verbena Comunicação