Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Ilha dos Macacos

Ilha dos Macacos

Publicada em : 09/02/2017

espetáculo circense do Circo dos irmãos Marambio, faz temporada gratuita no Teatro Flávio Império

Rita Araújo
Montado na parte de trás do Teatro Flávio Império, o picadeiro do Circo Marambio é um convite para o público experimentar números tradicionais circenses com toques contemporâneos



Um cientista que realiza pesquisas utilizando uma asa delta cai em uma ilha de macacos. Perdido, começa a estudar os animais e descobrir um mundo novo de possibilidades, respeito e aprendizado com o outro. Contemplado pelo Edital Xamego de Apoio ao Circo para a Cidade de São Paulo, o espetáculo circense Ilha dos Macacos, do tradicional Circo Marambio, realiza curta temporada a partir do dia 3 de março, sexta-feira, 20h, no Teatro Flávio Império, zona leste de São Paulo.

O espetáculo utiliza elementos tradicionais e contemporâneos do circo para compor a sua narrativa. Como elementos tradicionais, constam o modo corrido dos números e a apresentação de habilidades variadas. Já a concepção cênica e a dramaturgia são inspiradas nas do circo contemporâneo.

Na apresentação, em que se destacam os números de acrobacia – marca registrada do Circo Irmãos Marambio – há também números de malabarismo, equilibrismo, aéreos e palhaços, com artistas se revezando em todas as modalidades. Os espetáculos serão apresentados em um picadeiro montado atrás do Teatro Flávio Império.

O Circo Marambio, hoje, é composto pelos irmãos Ramon, Paulo e Jessica Marambio, a quarta geração circense de sua família, seus pais, outros artistas tradicionais e artistas da nova geração, formados em escolas de circo. Em 2002 fundaram um grupo para trabalhar em espaços alternativos as lonas de circo.

Durante a temporada de Ilha dos Macacos, haverá ainda oficinas circenses gratuitas destinadas a até 30 participantes que farão parte da última apresentação, dia 12 de março. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para ramonmarambio@gmail.com informando nome completo e telefone para contato.

Sobre o Circo Marambio

Os irmãos Marambio (Ramon, Paulo e Jéssica) são a quarta geração de artistas circenses. Nascidos e criados em circo, passaram a residir em São Paulo na década de 90 e, em 2002, decidiram formar uma trupe para trabalhar em espaços alternativos às lonas de circos.

O Circo Marambio trabalha há anos com tradicionais espetáculos circenses, desejando manter viva a arte e o modo clássico do circo. Apesar disto, incorporando elementos cênicos e propostas atuais, já realizou montagens contemporâneas de espetáculos temáticos como o Wall Street Acrobatics e Urbanus Circus Band. A trupe é composta pelos irmãos e diversos artistas circenses que faziam parte do grupo quando tinham espetáculos fechados e formaram outros artistas, oriundos de escolas de circo, que juntos aprenderam os detalhes do tradicional circo, além de clássicos números como Báscula Russa, Canastilha, Paradas de Mão, Malabares, Palhaços, entre outros.

Realizou oficinas e espetáculos nos eventos: Circuito USIMINAS de Cultura (2014); Virada Cultural Paulista (2010 a 2014);Espetáculo tradicional, na Casa Modernista (2014); Metrô Paraíso no palco do Projetos Encontros (2012); Maratona Infantil do MIS – Museu da Imagem e do Som (2011 e 2012); Festival Paulista de Circo (2009); Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo (2010); Criação de espetáculos inéditos (2010 a 2014); Bolsa Funarte de Incentivo à Criação ou ao Aperfeiçoamento de Números Circenses (2008); Memorial da América Latina (2008); Circuito Cultural Paulista, Circo Arte Brasil (2008); Teatro Paulo Autran, SESC Pinheiros (2007). Desde 2002 até os dias atuais realizam apresentações regularmente para reforço de espetáculos e estreias de circos itinerantes que percorrem o Estado de São Paulo.


Serviço

Ilha dos Macacos.

Entre 3 e 12 de março. Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 16h e às 20h. Local: Teatro Flávio Império (Rua Professor Alves Pedroso, nº600. Tel: 2621-2729. Capacidade: 200 lugares

Oficinas Circenses
De 7 a 10 de março, terça a sexta-feira, das 15h às 18h. 30 vagas. Local: Teatro Flávio Império. Inscrições: ramonmarambio@gmail.com (informar nome e telefone para contato).

Fonte:Daniela de Oliveira