Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Imagine Brazil

Imagine Brazil

Publicada em : 25/10/2016

Evento realiza final na Mooca

Divulgação
Imagine Brazil, festival realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri – gestora do Projeto Guri no interior e litoral do estado – chega à final, última etapa no país. Após cinco semifinais, ocorridas entre setembro e outubro, em Araçatuba, São Paulo, São Carlos, Marília e Espírito Santo do Pinhal, os 11 selecionados disputam entre si, dia 29 de outubro, no Teatro Arthur de Azevedo, às 18h. Nos dias que antecedem à final os candidatos participarão de workshops exclusivos com integrantes do grupo Barbatuques e com o produtor cultural e músico Jacques Figueras.

Na grande final, 11 finalistas (escolhidos entre 50 grupos e solistas participantes das semifinais) apresentam suas canções e disputam uma vaga na etapa internacional do Imagine, que será realizada em 2017, na Europa, onde concorrerão com vencedores de outros países a uma turnê pelas demais edições do festival na Europa e a um plano de negócios. O campeão brasileiro também receberá como prêmio instrumentos e equipamentos musicais, 12 horas gratuitas em estúdio para gravação de um EP (extended play), além de workshop preparatório para a disputa internacional.

Serão diversos os gêneros musicais que integram esta última fase da competição, desde o rock, passando por clássico, pop e MPB, até o fusion. “A ideia do Imagine é reunir diferentes estilos, promover o intercâmbio musical, assim como estimular a originalidade”, afirma Alessandra Costa, diretora executiva da Amigos do Guri.

No Teatro Arthur Azevedo, os onze finalistas – 10 grupos e um solista – terão 10 minutos cada para se apresentar. Ao final, haverá de 15 a 20 minutos de intervalo para a decisão dos jurados, que avaliam os jovens segundo os quesitos: qualidade musical e interpretação; comunicação e carisma; originalidade e repertório; e preparação.

O evento é aberto ao público e para retirar o ingresso, basta comparecer com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.

Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo e idealizadora do festival – da qual a Amigos do Guri é membro, o Imagine já acontece em cerca de 10 países ao redor do mundo. Este ano, além do Brasil, França e Bélgica também sediarão o festival, entre outras localidades. “Trata-se de uma excelente oportunidade para descobrir músicos de diversos estilos que ainda não puderam mostrar o seu talento. Essa vivência promove um aprendizado único. Inserir o Brasil nesse calendário é muito positivo e enriquecedor”, completa Alessandra.

Finalistas Imagine Brazil 2016:

GRUPO
Capivara Strings 
ElasElis 
Estação 13
F39 
Hurried
Invernia 
Los Cunhados 
Rafael Vieira dos Santos 
Stratus Luna
Trio Alma 
Waterloo     
        

Final – São Paulo
Quando: 29/10/2016
Local: Teatro Arthur Azevedo
Endereço: Av. Paes de Barros, 955, Mooca – São Paulo/SP
Horário: 18h
Capacidade: 349 lugares
Entrada gratuita: retirada de ingressos com 1h de antecedência, no local do evento.

Fonte:Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo