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OVONO

Publicada em : 18/10/2016

CCBB estreia produção teatral futurista de Ricardo Karman

Bernardo Galegale
Premiada Kompanhia do Centro da Terra realiza nova experiência cênica multimídia com linguagem inédita e dramaturgia que envolve tecnologias de ponta.

Reconhecido por montagens ousadas e inusitadas, o artista multimídia Ricardo Karman estreia, no dia 5 de novembro (sábado, às 20 horas), seu novo espetáculo OVONO no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde permanece em cartaz até o dia 12 de dezembro.

Ensaios abertos (grátis) acontecem nos dias 29, 30 e 31 de outubro, sábado e segunda, às 20 horas, e domingo, às 19 horas.

A montagem é uma aventura de ficção científica, satírica e filosófica, na qual um gigantesco osso vindo do espaço está prestes a destruir a Terra. A única esperança do planeta é Ovono, o mais perfeito cérebro artificial já criado, mas esta “máquina” está aprendendo a pensar – a ter sentimentos – e pode não estar preparada para a difícil missão de destruir o objeto ameaçador e salvar a humanidade.

Além de Ricardo Karman (texto, direção e cenografia), a ficha técnica traz Amir Admoni na direção de animação e vídeo, Tito Sabatini como diretor de projeto multimídia, José de Anchieta no figurino, Domingos Quintiliano na iluminação e Otávio Donasci em projeto e consultoria de inflável. O elenco é formado por Gustavo Vaz, Paula Arruda, Paula Spinelli, Fábio Herford, Bruno Ribeiro e César Brasil.

O enredo discute a ambição pelo progresso tecnológico no decorrer da evolução da civilização. Com uma linguagem multimídia inusitada a encenação ousa em técnicas de vídeo maping com projeções em suportes esféricos e infláveis (seres e imagens criadas digitalmente). Ricardo Karman e a Kompanhia do Centro da Terra levam para o teatro uma reflexão fundamental sobre os rumos do progresso e o ônus do desenvolvimentismo irrefreável em nossa época. OVONO é híbrido de teatro, mímica, vídeo e animação computadorizada: as personagens interagem com animações digitais, criando uma dinâmica cênica que mistura o real e o virtual - linha mestra da pesquisa de 27 anos da Kompanhia.

A criação de Karman foi inspirada, de forma irônica, na corrida espacial dos anos 60 e 70, em filmes de ficção científica como 2001 - Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968) e no livro de Gênesis (Bíblia). O osso arremessado para o alto por um macaco (no filme) como alusão ao brilhante futuro da raça humana, marca a utopia do final do século XX. O eloquente orgulho da inteligência humana, das conquistas tecnológicas e da exploração do espaço contrasta aqui com um futuro perverso, com o ônus do modelo de progresso insustentável. Este é o contexto da parábola de OVONO: o Osso retorna e ameaça quedar-se, gigantesco, sobre nossas cabeças com o efeito devastador de uma bomba atômica.

Ovono é um computador dotado de inteligência artificial; é o paroxismo do intelecto humano, a mais sofisticada idealização da tecnologia, a mimese da inteligência humana. Segundo o diretor, a sociedade do consumo confunde evolução tecnológica com desenvolvimento civilizatório. “Há uma certa hipnose gerada pela tecnologia que nos ilude, infla nossa autoestima e nos faz sentir orgulho da nossa raça. Percebemos de forma irrefutável um evolucionismo sempre benéfico. Tecnologia não deveria ser a única referência para o desenvolvimento da civilização. O verdadeiro progresso deveria ser o da evolução humana e dos ganhos sociais de toda a população”, explica Karman.

O espetáculo procura refletir com bom humor sobre essas questões da evolução. Há dois conflitos dramáticos, duas linhas de discussão no texto. Uma crê no progresso e quer manter o Osso no ar: acredita que a humanidade vai conseguir superar seus problemas e continuar evoluindo (e o osso continuará voando no espaço). A outra quer destruí-lo: não acredita na superação dos problemas (e o Osso cairá e nos destruirá). O computador Ovono defende a primeira hipótese, mas, diferentemente do HAL do filme de Kubrick, ele adquiriu fé no Osso. Afinal, ele seria o seu “pai”, a razão única de sua existência. E, contra todas as evidências científicas, “acredita” que ele não destruirá o planeta.

Para Ricardo Karman “o desafio em OVONO é manter a ‘simplicidade’ teatral sem deixar transparecer o inerente rigor técnico e a sofisticação eletrônica para que a história tenha um curso natural e envolvente, diante de uma dramaturgia que assume meios digitais de comunicação como ponte para a estética contemporânea”. Ele ainda explica o significado do título: “ovon-o” remete a novo, a grafia é o contrário de “o-novo”.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil (130 lugares)

Rua Álvares Penteado, 112. Centro/SP
Tel: (11) 3113.3651 / 3113.3652. Capacidade: 130 lugares.
www.bb.com.br/cultura - www.twitter.com/ccbb_sp - www.facebook.com/ccbbsp
Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física / Ar-condicionado / Loja / Café Cafezal
Estacionamento: Estapar – Rua Santo Amaro, 272 – R$ 15,00 pelo período de 5h.
É necessário carimbar tíquete na bilheteria do CCBB. 
Transporte gratuito: uma van faz o traslado gratuito no trajeto estacionamento - CCBB. Na volta, parada no Metrô República antes do estacionamento.

Espetáculo: OVONO
Estreia: dia 5 de novembro de 2016
Horários: Sábado e segunda (às 20h) e domingo (às 19h)
Temporada: até 12 de dezembro

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Funcionamento/bilheteria: das 9 às 21h, de quarta a segunda. Pela Internet: www.ingressorapido.com.br
Duração: 100 minutos. Recomendação: 16 anos. Capacidade: Gênero: Ficção científica (drama). 

ENSAIOS ABERTOS
Dias 29, 30 e 31 de outubro - Sábado e segunda (às 20h) e domingo (às 19h)
Grátis (distribuição de senhas 1h antes)
Bernardo Galegale
Bernardo Galegale

Fonte:VERBENA ASSESSORIA