Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ “VaiQueuVoo”

“VaiQueuVoo”

Publicada em : 18/10/2016

Temporada vai até 29 de novembro

Divulgação
Criado pela Cia Irmãos Sabatino, o espetáculo “VaiqueuVoo: uma viagem cheia de aventuras e diversões” foi inspirado no desejo do homem em voar.  O espetáculo une teatro e circo, em uma releitura jovem e dinâmica que contagia, surpreende e emociona pessoas de todas as idades.

Nesta nova temporada em São Paulo, “VaiqueuVoo” terá uma única apresentação na Oficina Oswald de Andrade, no dia 15 de outubro, além de exibições nos Parques Villa Lobos e Ibirapuera, sempre com entrada gratuita.

A narrativa transporta o público para os primórdios da aviação mundial, no séc. XIX,  e  também para a sua fase de ouro, no início do séc. XX,  quando o aviador era considerado parte essencial de suas aeronaves e a alma por trás do sucesso de cada vôo.


“VaiqueuVoo” é ambientado na década de 1930, que imortalizou nomes como Santos Dumont, os Irmãos Whrigt e Henri Fabre trazendo de volta o sonho de voar, fazer sucesso e brilhar nos maiores palcos do universo.

Em cena, três corajosos e habilidosos aviadores revelam o desejo de jogar-se ao ar e lá ficar o máximo de tempo possível.  Eles dialogam com o risco da altura e  são acompanhados por seus aviões monomotores biplanos e seus incríveis saltos mortais, ressaltando a necessária confiança no outro para o sucesso do desafio.


Ao revelar as  fraquezas, virtudes, conflitos e desejos dos pilotos, a plateia se espelha nos personagens, entra na história e passa a torcer pelo sucesso dos aviadores,  que desafiam os limites da gravidade com acrobacia, báscula, quadrante e  barra fixa entre muita palhaçaria.  Apertem os cintos, o espetáculo vai começar! Bom voo a todos!

Este projeto foi contemplado em 2016 com o programa PROAC ICMS, lei de incentivo da Secretaria de Estado de São Paulo, e conta com o Patrocínio da LOJAS TANGER, rede de lojas do varejo de confecção adulto e infantil, calçados, malas, lingerie, cama, mesa,  banho, tapetes e colchões.


Sobre a Cia
Em 2008, a Cia Irmãos Sabatino estreou o primeiro espetáculo, o “Irmãos Sabatino e o MAIOR Artista da Terra”, premiado pelo Edital ProAC SP, circulou por diversas regiões do Estado de São Paulo.
Entre 2009 a 2012, foi um período de amadurecimento da Cia: inclusão de novos atores, foco na pesquisa, trocas com outros grupos, definição de uma linguagem própria, com repertório artístico próprio, e a construção de uma identidade.

Em 2013, a Cia estreou dois novos espetáculos “Cabaret Volant” e “VaiqueuVoo”. Com uma equipe afinada, os Irmãos Sabatino participaram de festivais como o Goiânia em Cena (GO), Festival Internacional SESC Circos (SP), e Festival de Circo do Brasil em Recife (PE).

Em 2014, a Cia estreou “Em Busca da Triple Volta”, um espetáculo grande porte, foi contemplado pela lei de incentivo ICMS, circulou por diversas cidades do interior de São Paulo.

Ainda em 2014, o espetáculo “VaiqueuVoo” recebeu o reconhecimento municipal com o Prêmio de Fomento ao Circo com curta temporada e circulação e conquistou o Prêmio Estadual Edital ProAC de Circulação (capital e interior) com o projeto Circulação “VaiqueVoo” e o edital Prêmio Carequinha da Funarte.

Em 2015 e 2016, o espetáculo alçou vôos ainda maiores executando o Fomento de Circo Municipal (SP); Festival de Itaparica (RJ) Festival SESC de Circo de Santa Maria (RS); Diversão em cena em Piracicaba (SP); Virada Cultural Prefeitura (SP); Circuito Cultural Paulista (APPA/SP) e cidades do interior; Prêmio Carequinha FUNARTE, edital ProAC de Circulação em São Paulo e interior, e apresentações em unidades SESC de São Paulo.

Nessa trajetória, o espetáculo “VaiqueuVoo” está próximo de completar mais de 100 apresentações em 2016, totalizando um público aproximado de 30 mil pessoas. O título foi inspirado pelas frases “se você for eu também vou” e a idéia do “quem sabe eu possa voar”.

Agenda de apresentações

“VaiqueuVoo”
Duração: 50 minutos 
Classificação: Livre


Parque Villa Lobos
dia 29 de outubro, sábado, às 16h.
dia 30 de outubro, domingo às 11h e às 16h.

Parque do Ibirapuera
dia 05 de novembro, sábado,  às 16h.
dia 06 de novembro, domingo, às 10h e às 16h.
dia 26 de novembro, sábado, às 16h.
dia 27 de novembro, domingo,  às 10h e às 16h.

Fonte:Flavia Fusco Comunicação