Cultura

Home/ Notícias Online/ Cultura/ Cineclube Araucária

Cineclube Araucária

Publicada em : 06/10/2016

Especial para crianças, cinema truco e homenagem à Ingrid Bergman

Divulgação
Divulgação
A programação integra o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão e acontece no Espaço Cultural Dr. Além. Entrada franca.

Em outubro, três mostras de cinema agitam a tela do Cineclube Araucária em Campos do Jordão. A primeira, Especial Crianças, é dedicada aos pequeninos no mês em que é celebrado o Dia das Crianças. Na sequência, o Panorama do Cinema Turco contempla a filmografia de mais um país, como vem ocorrendo a cada mês, desde o início do ano. E a terceira, Retrospectiva Ingrid Bergman, reverencia uma das maiores estrelas da sétima arte de todos os tempos.

A mostra Especial Crianças ocorre de 17 a 20/10 (segunda a quinta, às 9h e às 14h), formada pelos filmes: As Aventuras de Peter Pan, de Clyde Geronimi e Wilfred Jackson; O Mundo dos Pequeninos, de Hiromasa Yonebayashi; Um Conto Americano - O Tesouro de Nova Iorque, de Larry Latham; A Fuga das Galinhas, de Peter Lord e Nick Park.

Entre os dias 20 e 23/10 (quinta a domingo) acontece o Panorama do Cinema Turco com exibição respectiva dos longas-metragens: 3 Macacos, de Nuri Bilge Ceylan; Canakkale 1915, de Yesim Sezgin; Barcos de Casca de Melancia, de Ahmet Ulukay; e Um Doce Olhar, de Semih Kaplanoglu. Na matinê, Sinbad: A Lenda Dos Sete Mares, de Patrick Gilmore e Tim Johnson.

E a estrela Ingrid Bergman pode ser vista na tela do Cineclube, no período de 27 a 30/10 (quinta a domingo), nos seguintes filmes: A Visita, de Berhard Wicki; Stromboli, de Roberto Rossellini; Sonata de Outono, de Ingmar Bergman; e Casablanca, de Michael Curtiz. Na matinê, Princesa Anastácia, de Don Bluth e Gary Goldman.

Realizado com o apoio do ProAC, o projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão começou em fevereiro e segue até novembro, promovendo um total 20 mostras de cinema. A cada mês, além de mostras temáticas, um país diferente tem a sua filmografia exibida para o público jordanense, entre eles: Brasil, França, Finlândia e, os já contemplados, Polônia, Irã, Índia, Argentina, China, Continente Africano, França e Turquia.

Na programação de 2016 constam ainda palestras, oficinas e seminários, visando à formação profissional de novos cineastas, com produção de curtas-metragens que estarão na segunda edição do Festival Curta Campos do Jordão, previsto para dezembro no Espaço Cultural Dr. Além.


Programação - outubro/2016

Especial Crianças

17/10 (segunda, às 9h e às 14h)
As Aventuras de Peter Pan (Peter Pan)
De Clyde Geronimi e Wilfred Jackson. EUA. 1953. 75’. Livre
Sinopse: Wendy e seus irmãos embarcam em aventuras fantásticas com o herói das suas histórias para dormir, Peter Pan. Com fé, confiança e um pouco do pozinho mágico da fadinha Tinker Bell, Peter lhes ensina a voar e os leva até a Terra do Nunca.

18/10 (terça, às 9h e às 14h)
O Mundo dos Pequeninos (Kari-gurashi no Arrietty)
De Hiromasa Yonebayashi. Japão. 2010. 90’. Livre.
Sinopse: Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, tomando todos os cuidados para não serem percebidos. Porém, quando um jovem doente se hospeda na casa, Arrietty acredita que poderá manter uma amizade com ele.

19/10 (quarta, às 9h e às 14h)
Um Conto Americano – O Tesouro de Nova Iorque (An American Tail)
De Larry Latham. EUA. 1998. 90’. Livre.
Sinopse: Fievel tem um plano para tornar rica a sua família. Com a ajuda dos seus amigos Tony e Tigre, ele descobre o misterioso mapa do tesouro que leva a um mágico e secreto mundo que existe em baixo da cidade. Lá, o bravo ratinho conhece a princesa Cholina, que tem a chave do tesouro real.
           
20/10 (quinta, às 9h e às 14h)
A Fuga das Galinhas (Chicken Run)
De Peter Lord e Nick Park. UK / EUA / França. 2000. 82’. Livre.
Sinopse: Enquanto as galinhas da sinistra granja da Senhora Tweedy sonham com uma vida melhor, uma inteligente galinha chamada Ginger tece planos para escapar da cooperativa voando. O único problema é que as galinhas não podem voar... ou será que podem?

Panorama do Cinema Turco

20/10 (quinta, às 19h30)
3 Macacos (Üç Maymun)
De Nuri Bilge Ceylan. Turquia. 2008. 109’. 12 anos.
Sinopse: Um político atropela e mata um estranho em uma estrada escura. Para evitar o risco de ser prejudicado em sua carreira política às vésperas de uma eleição, ele suborna seu motorista, para que assuma o acidente e seja preso pelo crime. Em troca, paga uma soma em dinheiro à família do motorista durante a prisão.

21/10 (sexta, às 19h30)
Canakkale 1915 (Çanakkale 1915)
De Yesim Sezgin. Turquia. 2012. 100’. 12 anos.
Sinopse: Ao final da Guerra do Balkãs, os otomanos sofreram uma grande derrota. Todos tiveram que deixar suas casas e partir para Istambul ou para a Anatólia. Logo em seguida, o começo da primeira guerra mundial dá origem à convocação dos jovens para o serviço militar. Entre eles estão Veli e Mehmet Ali. Juntos, lideram uma das maiores lutas da história turca.

22/10 (sábado, às 19h30)
Barcos de Casca de Melancia (Karpuz Kabugundan Gemiler Yapmak)
De Ahmet Ulukay. Turquia. 2004. 97’. Livre.
Sinopse: Dois adolescentes ganham a vida em trabalhos temporários. Um como aprendiz de barbeiro e o outro vendendo melancias. À noite eles tentam montar uma máquina de projetar filmes. A única pessoa que os apoia é um demente que perambula pelo lugar. Inspirado na paixão do diretor pelo Cinema, o filme foi rodado no seu vilarejo natal, com pessoas do local.

23/10 – MATINÊ - (domingo, às 15h)
Sinbad: A Lenda Dos Sete Mares (Sinbad: The Legend of Seven Seas)
de Patrick Gilmore e Tim Johnson. EUA. 2003. 86’. Livre.
Sinopse: Sinbad, o aventureiro famoso que cruzou os sete mares, passou a vida correndo riscos. Acusado de roubar o Livro da Paz, Sinbad deve encontrá-lo e recuperá-lo se não quiser que matem o seu melhor amigo. Mas Éris, a deusa da discórdia, coloca Sinbad em uma situação difícil: ele deve ir até o Tártaro buscar o precioso artefato.

23/10 (domingo, às 18h)
Um Doce Olhar (Bal)
De Semih Kaplanoglu. Turquia. 2010. 103’. Livre.
Sinopse: Yusuf é um garoto turco que está aprendendo a ler e a escrever. Nas horas vagas ele ajuda o pai, um apicultor que guarda as colmeias nos galhos mais altos de uma misteriosa floresta. Até que um dia seu pai parte para um local mais distante.

Retrospectiva Ingrid Bergman

27/10 (quinta, às 19h30)
A Visita (The Visit)
De Berhard Wicki. EUA. 1964. 100’. 14 Anos.
Sinopse: Karla Zahanassian, uma mulher rica retorna para a aldeia decadente da qual tinha sido expulsa anos antes. Ela havia tido um filho com Serge Miller que negou a paternidade. O objetivo dessa “visita” é realizar um desejo e fazer um acordo com os moradores, em troca de uma grande soma de dinheiro.

28/10 (sexta, às 19h30)
Stromboli (Stromboli, Terra di Dio)
De Roberto Rossellini. Itália. 1951. 107’. Livre.
Sinopse: Após o fim da 2ª Guerra, para deixar o campo de concentração de Farfa, Karen, uma lituana, se casa com Antonio. Porém a vida com Antonio, numa ilha no Mediterrâneo aos pés do vulcão Stromboli, é muito dura e Karen não consegue se acostumar entrando em conflito com o marido e também com a população local.

29/10 (sábado, às 19h30)
Sonata de Outono (Höstsonaten)
De Ingmar Bergman. Suécia. 1978. 92’. 14 Anos.
Sinopse: Uma pianista visita a filha, no interior da Noruega. Enquanto a mãe é um artista de renome internacional, a filha é tímida e deprimida. Esse encontro tenso, marcado por lembranças do passado, revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças.

30/10 – MATINÊ – (domingo, às 15h)
Princesa Anastácia (Anastasia)
De Don Bluth e Gary Goldman. EUA. 1997. 85’. Livre.
Sinopse: Aparentemente o Czar e toda a sua família morreram durante a Revolução Russa, mas após alguns anos surge um boato de que a Princesa Anastásia teria sobrevivido. Sua avó, que vive em Paris, ofereceu uma alta soma para quem encontrasse sua neta, apareceram várias "Anastasias" sonhando com a recompensa.

30/10 (domingo, às 18h)
Casablanca (Casablanca)
De Michael Curtiz. EUA. 1942. 102’. 12 Anos.
Sinopse: Durante a Segunda Guerra, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava por Casablanca. O exilado americano Rick Blaine refugiou-se na cidade dirigindo a sua principal casa noturna. Quando um casal pede ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado.

Serviço

Projeto Cineclube Araucária – O Cinema de Volta a Campos do Jordão
17 a 20/10 - Especial Crianças
Segunda a quinta (às 9h e às 14h)
20 a 23/10 - Panorama do Cinema Turco
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)
27 a 30/10 – Retrospectiva Ingrid Bergman
Quinta a sábado (às 19h30) e domingo (às 15h e às 18h)

Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Grátis. Informações: (12) 3664-2300
www.facebook.com/cineclube.araucaria / www.cineclubearaucaria.org

Fonte:VERBENA ASSESSORIA