Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Festa Pomerana

Festa Pomerana

Publicada em : 07/01/2016

Gastronomia Típica será destaque

divulgação
Os nomes parecem trava-linguas, mas as delícias alemãs passam a ser compreendidas tão logo são saboreadas. E com uma série de iguarias típicas como o marreco recheado, o eisbein, o kassler, as bockwurst e as weisswurst, além do currywurst, acompanhados sempre de purê de batatas, repolho roxo ou chucrute, o cardápio promete agradar a turistas e moradores na 33ª Festa Pomerana.

“Trouxemos também este ano o Snack Weg (Caminho dos Sabores) que é um espaço maior e mais aconchegante onde poderão ser apreciados alguns pratos diferenciados como spätzel, bretzel, e apfelstrudel”, afirma a diretora de cultura, Ivone Lemke.

Para harmonizar com todas essas delícias serão servidos apenas chopes artesanais de quatro cervejarias da região. “E o destaque, com certeza, será para a Schornstein Pomerana, desenvolvida especialmente pela Cervejaria Schornstein para a festa”, reforça. Durante o evento será realizado também o “Concurso de Delícias da Tradição Alemã” que premiará as melhores geleias, strudel, cucas, bolachas de natal, bolinhos de carnes, pães, heringsbrot e cervejas caseiras, tudo produção realizada em Pomerode.

A Festa Pomerana será realizada entre os dias 14 e 24 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Eventos. A extensa programação cultural inclui o Encontro de Grupos Folclóricos, o Encontro de Bandoneons, o Fackelzug, o Küchenmarsch e o Culto em Plat. “Queremos resgatar e fortalecer ainda mais as tradições trazidas pelos primeiros imigrantes, com uma festa regada a muita alegria”, finaliza Ivone. Novidades também nas competições típicas com o carrinho de mão em dupla e o cabo de guerra trio e nos desfiles que serão sempre na quinta e sexta-feira, sábado e domingo e terão o tema “Pomerode, nossa Pequena Alemanha”.

Glossário para você chegar no clima da Festa Pomerana

Eisbein – joelho de porco

Kassler – carne de porco defumada 

Bockwurst – salsicha feita com carne de vitela e porco 

Weisswurst – salsicha ou linguiça branca

Currywurst – salsicha de porco temperada com ketchup ao curry

Snack Weg -  caminho dos sabores

Bretzel – tipo de pão ou brioche escalfado em uma solução de bicarbonato de sódio e coberto com sal grosso

Spätlze - macarrão caseiro típico do sul da Alemanha.

Apfelstrudel – Massa filó com recheio de maçã e especiarias

Heringsbrot – pão de sardinha

Fackelzug – desfile de tochas

Küchenmarsch -  marcha da cozinha

Plat – variação do idioma alemão, dialeto

Fonte:Oficina das palavras: