Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Confira cinco dicas para armaz...

Confira cinco dicas para armazenar alimentos embutidos

Publicada em : 22/05/2014

Saiba quais os cuidados para não comprometer a qualidade


Muitos alimentos após serem abertos e consumidos pela primeira vez precisam de uma atenção especial no armazenamento. A forma com que ele será guardado vai garantir que o produto mantenha a mesma qualidade de quando saiu da fábrica. Os embutidos se encaixam na lista dos que necessitam desse cuidado especial. De acordo com o sócio da empresa Olho Embutidos e Defumados, Rolf Konell Jr, é preciso estar atento ao ambiente e ao tempo para consumo, pois assim é possível evitar problemas com o produto. Confira cinco dicas de como manter a qualidade dos embutidos em casa:

1 - A temperatura ambiente é a ideal para o armazenamento dos alimentos embutidos defumados que ainda não foram abertos. O local deve ser seco, arejado e livre de insetos. Uma boa opção é colocá-los em uma travessa dentro de um armário ou, se possível, pendurados para que eles não soltem gordura e não tenham contato com prováveis bactérias.

2 - O produto também pode ser guardado na geladeira, porém nunca dentro de uma sacola plástica. O correto é não colocar nenhuma embalagem, mas em últimos casos o embutido pode ser armazenado em um pote plástico grande, para que possa “respirar”.

3 - Depois de aberto, a dica é guardar o alimento dentro da geladeira. Geralmente o tempo ideal para consumo é de 30 a 60 dias, mas varia de acordo com o tipo de embutido. Cada produto tem sua validade e o lugar certo para armazenamento (com ou sem refrigeração). A tradicional Linguiça Blumenau, por exemplo, deve ser consumida dentro de 30 dias e ficar em temperatura ambiente.

4 - Assim como as carnes, os embutidos também podem ser congelados, mas não é o ideal, pois o sabor poderá sofrer alterações.

5 - Se não for armazenado da maneira correta o alimento embutido pode atrair fungos. Caso isso ocorra, os fungos podem ser removidos da casca com um pano ou papel toalha e álcool.

Fonte:Oficina das palavras