Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Mostra Doc Gastronômica

Mostra Doc Gastronômica

Publicada em : 16/09/2013

A mostra é um evento gratuito, inédito e independente, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro



A cidade de São Paulo vai sediar em setembro a inédita “Mostra DOC Gastronômica”, evento que apresentará, nessa primeira edição, filmes documentários relacionados às formas de produção e consumo de alimentos, história e hábitos alimentares e suas conseqüências na sociedade atual e no planeta.

Aproximadamente 20 filmes nacionais e estrangeiros, divididos em quatro sessões diárias, trarão diversas visões sobre o tema em sua forma mais ampla, em três dias de exibições gratuitas, no Cine Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

A mostra está sendo organizada pela HB produções, produtora dos filmes do cineasta Hector Babenco. De acordo com Janka Babenco, sócia da HB e curadora da “Mostra Doc Gastronômica”, o objetivo do evento “é promover um debate diferenciado sobre gastronomia, trazendo à tona questões que vão desde as esferas econômicas mundiais até as relações socioculturais locais, levantando temas que envolvem as pessoas e suas relações com os alimentos”.

De acordo com a curadora, a linguagem cinematográfica, em seu formato documental, permite reflexões sobre diversos temas. “Fazer um recorte nesta linguagem, abordando o tema da gastronomia, é uma proposta contemporânea, pouco comum no Brasil e que trará discussões sobre sustentabilidade, a relação entre identidade cultural, alimentação e história da gastronomia”, disse.

Muito além de receitas e de histórias de pessoas ao entorno de mesas fartas, os filmes selecionados para esta mostra tratam de temas como história mundial, identidade cultural por meio da alimentação regional, antropologia e filosofia, além dos meios de produção e distribuição, o que a população consome, de que forma e porque lança mão de determinados alimentos.

Janka Babenco conta que “Mostra Doc Gastronômica” tem ainda a intenção de colaborar para a difusão de filmes documentais sobre gastronomia e que o evento pretende levar ao grande público informações sobre as possibilidades de se manter uma relação equilibrada com a comida por meio do conhecimento, colaborando indiretamente com a preservação da biodiversidade, para a valorização de saberes tradicionais e regionais no preparo de alimentos, procurando alcançar não só profissionais das áreas de gastronomia e do audiovisual, mas estudantes, donas de casa, profissionais de comunicação, produtores de hortas orgânicas, comerciantes e restauranteurs, formadores de opinião e profissionais liberais de forma geral.

Por se tratar de um evento gratuito, os organizadores fecharam parceria com a ONG Banco de Alimentos, que estará presente em todas as sessões vendendo seus produtos e recebendo apoio para suas iniciativas por meio de doações em dinheiro e/ou pelo Programa Nota Fiscal Paulista.

PARCEIROS REALIZADORES
Livraria Cultura
Cine Livraria Cultura

APOIO INSTITUCIONAL
UNISG – Università di Scienze Gastronomiche, Itália
ONG Banco de Alimentos

SERVIÇO
Data: 23, 24 e 25 de setembro de 2013
Local: Cine Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2.073
Horário: a partir da 18h

Fonte:Janka Babenco