Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Porta-joias Cupcake de Brigade...

Porta-joias Cupcake de Brigadeiro

Publicada em : 11/09/2013

Confira passo a passo com a Chef Ana Costa como montar esse porta-joias



Ingredientes

Massa de chocolate
180 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
125 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
3 ovos (tamanho jumbo - 60 g cada)
150 g de chocolate meio amargo (derretido e morno)
30 g de cacau em pó
275 g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (5 g)
200 ml de leite UHT (temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de rum ou conhaque

Recheio de brigadeiro
2 latas de leite condensado (395 g cada)
30 g de farinha de trigo
30 g de cacau em pó
2 latas de creme de leite com soro (300 g cada)
30 g de manteiga sem sal

Casquinha
Forma especial (silicone) BWB Embalagens – modelo porta-joia cupcake (cód. 26)
500 g de cobertura fracionada branca
Corante alimentício gel para chocolate (rosa e lilás)

Preparo
Massa: Bata, na batedeira, manteiga, açúcares e 1 ovo, por 3 minutos (ou até que os açúcares estejam bem derretidos). Em seguida, junte os demais ovos e o chocolate derretido e bata rapidamente. Desligue a batedeira e junte os ingredientes secos alternando com o leite e o rum. Mexa até obter uma massa homogênea. Preencha uma forma de 25 cm de diâmetro e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC, por 20 a 25 min. (forno a gás). Assim que estiver firme ao toque, retire do forno e deixe esfriar.
Brigadeiro: Em uma panela média coloque leite condensado, farinha de trigo e o cacau, mexendo até homogeneizar. Em seguida, coloque o creme de leite e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Ao levantar fervura, cozinhe por 8 min. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque na manga de confeitar com o bico pitanga e reserve.

Passo a passo
1. (FOTO 1)
Para a casquinha, derreta a cobertura e adicione o corante até chegar na cor desejada. Em seguida, preencha a cavidade da forma BWB Embalagens, até a demarcação na própria forma. Disponha as partes adicionais da forma (silicone e terceira parte). Pressione suavemente. Observe que o chocolate preenche toda a forma.

2. (FOTO 2)
Vire a forma (posição ideal para ir à geladeira) e passe o dedo indicador em toda a volta da cavidade (esse processo garante perfeição no acabamento). Leve à geladeira, apenas para a secagem do chocolate (forma opaca).

3. (FOTO 3)
Retire a forma da geladeira e extraia as duas partes extras da forma. Reserve a casquinha. Recorte a massa, usando ocortador no diâmetro da parte interna da casquinha. Reserve para a montagem.

4. (FOTO 4)
Para a montagem, disponha dentro da casquinha (base do cupcake) um disco de massa. Por cima, disponha o recheio. Repita o processo, finalizando com o recheio.

5. (FOTO 5)
Para o porta-joia cupcake fechado, coloque a “tampa”. Decore com uma volta de brigadeiro, confeitos miçangas e cereja com cabo.Para o porta-joia cupcake sem tampa, finalize com três voltas do recheio, decore com os confeitos e a cereja.

Rendimento: 12 unidades / Validade: 2 dias

Créditos:
Receita: Chef Ana Costa
Formas: BWB Embalagens – Formas para Chocolate (www.bwbembalagens.com.br – 19 3868-3800)

Fonte:Chef Ana Costa