Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Umami é tema de evento latino-...

Umami é tema de evento latino-americano

Publicada em : 26/07/2013

Evento acontece em agosto, no Rio de Janeiro, e visa disseminar o quinto gosto básico do paladar humano


Acontece no dia 16 de agosto o "1º Simpósio Latino Americano sobre Umami: Estado da arte nos aspectos sensoriais", no The Windsor Barra Hotel, na cidade do Rio de Janeiro. O Simpósio, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, (SBCTA), é um evento satélite do Pangborn, o maior Congresso de Ciências Sensoriais do mundo, e visa apresentar benefícios e novidades relacionados ao gosto Umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, bem como seus aspectos fisiológicos no sistema oral, gastrointestinal e no cérebro. Palestrantes do Japão, Austrália, Estados Unidos, Brasil e Espanha, referência sobre o gosto Umami, vão discutir assuntos que englobam desde a percepção de gosto e sabor pelos recém-nascidos até a do gosto Umami no cérebro.

Félix Reyes, doutor em ciência de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e integrante do Comitê Técnico do Institute for Glutamate Science in South America (IGSSA), explica que o evento é "uma grande oportunidade para o público científico, profissionais da saúde, da área sensorial e estudantes conhecerem melhor o gosto Umami, além de obterem mais informações sobre seus benefícios e aspectos sensoriais no paladar humano".

As apresentações começarão com Ana San Gabriel, pesquisadora na área de Fisiologia de Receptores pela Universidade de Tóquio e Mestre em Nutrição que vai abordar os mecanismos do glutamato no sistema oral e gastrointestinal. Em seguida, Hiroya Kawasaki, agrônomo pela Universidade de Kyoto vai falar sobre a importância e o papel do gosto Umami na gastronomia. Após o coffee break, é a vez de John Prescott, Ph.D em Filosofia pela University of New South Wales, da Austrália, explicar sobre "a ciência do sabor agradável: gosto Umami e preferência por alimentos".

Após o almoço, Julie Mennella, Ph.D em Biopsicologia pela Universidade de Chicago, vai explicar "o mundo do sabor dos recém-nascidos". Ivan Araújo, doutor em Neurofisiologia pela Universidade de Oxford, vai encerrar o evento ao abordar "o gosto Umami no cérebro humano".

O evento, organizado pelo Comitê Umami Brasil, associação responsável por divulgar o quinto gosto básico no país, tem o apoio do Institute for Glutamate Science in South America (IGSSA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do International Life Sciences Institute (Ilsi).

Serviço:
Evento: 1º Simpósio Latino Americano sobre Umami: Estado da arte nos aspectos sensoriais
Data: 16/08
Horário: 8h às 17h
Local: The Windsor Barra Hotel
Endereço: Av. Lucio Costa, 2630 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Inscrições: www.sbcta.org.br/index.php?acao=documento&valor=1095&pg=0 ou pelo e-mail: sbcta@sbcta.org.br
Telefone: (19) 3241.0527
*Tradução simultânea inclusa.

Fonte: