Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Acerte na bebida

Acerte na bebida

Publicada em : 05/06/2013

Paulo Brammer - especialista em vinhos, tem uma missão: auxiliar os “enamorados” na escolha ideal da bebida no dia 12/6


De acordo com o Sommelier Brammer - que é jurado das competições internacionais Decanter Awards e International Wine And Spirits Competition - quem vai fazer um jantar romântico em casa fondue de queijo com um vinho especial à mesa é sempre uma boa pedida.

“Para a noite ser perfeita, tente evitar tintos uma vez que a acidez e a temperatura do queijo podem acentuar os taninos e, eventualmente, a sensação de secura e adstringência desconfortável. Aposte em brancos secos frutados, combinação ideal com a riqueza do queijo”, conta Paulo.

O especialista também indica o francês Saint Peray, La Belle de Mai 2009, do produtor Jean Luc Colombo, excelente vinho de uvas Roussanne, que lidam muito bem com queijos de sabores pungentes (vivos e concentrados). 

Mais informações desse vinho: http://www.decanter.com.br/175609-Saint-Peray-La-Belle-de-Mai-2009/p

“Outra opção com qualidade e bom custo-benefício é delicioso Verdejo, do produtor Lurton de Rueda, na Espanha, que é razoavelmente encorpado e com uma acidez natural alta, porém elegante”, enfatiza ele.  

Mais informações desse vinho - http://www.vinhoszahil.com.br/vinho/hermanos-lurton-rueda-blanco/10216.aspx
  
“Experimente fondue de chocolate com vinhos doces ou fortificados como o do Porto para sobremesa. A riqueza e alto açúcar residual do vinho do Porto é fundamental para combinar com pratos super doce”, comenta Brammer. Para o especialista, a bebida tem suficiente álcool para quebrar o gelo e bastante açúcar para manter os apaixonados acordados.

No Dia dos Namorados, acerte na escolha da bebida no restaurante:  para quem quer investir em Champanhe mas querem algo de melhor custo beneficio, Paulo sugere espumantes de regiões francesas do Loire, Limoux e Alsace, no estilo Cremant (estilo de produção similar ao de Champanhe) ou produtores do novo Mundo como o próprio Brasil.

“Eu recomendo os vinhos espumantes feitos pelo método clássico entre eles, Cave Geisse (Brasil), Cantine Ferrari (Italia), Jansz (Australia), Chapel Down (Inglaterra)”, finaliza.     

Um presente inusitado para o amado: já pensou em um curso de vinhos no Dia dos Namorados de 2013?
Paulo Brammer acaba de inaugurar a Eno Cultura – nova escola brasileira especializada em vinhos e destilados. Com credencial APP (Approved Program Provider), oferece qualificações da WSET, com reconhecimento internacional em vinhos e destilados. A escola também oferece Master Classes, com enfoque em temas específicos, eventos gastronômicos com harmonização e treinamentos. As informações completas estão no site: http://www.enocultura.com.br


Assessoria de Imprensa:
Andrea Feliconio e Fernanda Borba- afmidia.comunicacao@gmail.com. Fones: 11- 2309-4144- 9 9144 9663/ 97507-0678.

Fonte:Andrea Feliconio e Fernanda Borba