Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Colheita de Café da Safra 2013

Colheita de Café da Safra 2013

Publicada em : 17/05/2013

Evento acontece no dia 24 de maio


A abertura simbólica da Colheita de Café da Safra 2013, no Estado de São Paulo, acontece no dia 24 de maio, às 9h30, no maior cafezal localizado em área urbana, no coração da capital paulista a cerca de cinco minutos da Avenida Paulista. Os participantes do evento poderão colher os frutos maduros do cafezal do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP). É pouco mais de 1.500 pés de café localizados no bairro de Vila Mariana, uma das áreas mais nobres do Município.

A história desse cafezal teve início na década de 20 quando uma praga, conhecida por “broca-do-café”, começou a atingir as plantações do Estado de São Paulo, provocando a destruição dos grãos e a queda da produção nas fazendas paulistas. Essa crise que abalou o agronegócio cafeeiro resultou na criação do Instituto Biológico.

Toda essa riqueza histórica e cultural poderá ser apreciada no evento “Sabor da Colheita 2013”, dia 24 de maio, quando se comemora o dia nacional do café. “Os participantes serão convidados para colher os frutos do café, vivenciando uma experiência única do trabalho que movimentou a economia paulista ao longo de décadas. O produto dessa colheita será transformado numa Edição Especial, que será doada para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.”

Além da colheita, estão previstas, na programação do evento, as seguintes atividades: pronunciamentos das autoridades e convidados especiais; programa cultural do café, envolvendo apresentação da cultura do café, demonstração de tecnologias aplicadas ao café (derriçadeira e despolpadeira) e apresentação de como fazer um café, A programação conta ainda com a entrega da re-certificação internacional (Norma UTZ) do café produzido pelo IB e lançamento do projeto “Ciclos Econômicos Agrícolas”, cujo café é um dos destaques.

O evento é organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da Coordenadoria de Desenvolvimento do Agronegócio (CODEAGRO), IB-APTA e Câmara Setorial de Café, e conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (SINDICAFÉ), da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (SEBRAE-SP) e das cooperativas de café do Estado.

A produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial, o que faz o país ser de longe o maior produtor, uma posição mantida nos últimos 150 anos. Em 2012, a produção de café no Brasil atingiu o montante de 50,8 milhões de sacas de 60 kg. Além disso, o produto representou 6,7% de todas as exportações brasileiras do agronegócio, que chegaram a aproximadamente 28,7 milhões de sacas de 60 kg, com faturamento de US$ 6,5 bilhões.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil possui uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, com cerca de 5,7 bilhões de pés em produção, pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais. Para a safra 2013 estima-se uma produção em torno de 46,98 a 50,16 milhões de sacas.

O Estado de São Paulo, terceiro maior produtor nacional, poderá colher entre 4 e 4,7 milhões de sacas de café na safra 2013, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou  projeção parcial para a próxima colheita do grão no país. Os números são 24,52% e 11,32% inferiores à temporada anterior, de 5,3 milhões de sacas.

SERVIÇO:
Evento: Sabor da Colheita do Café
Local: Instituto Biológico
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
Vila Mariana – São Paulo/SP
Data e horário: 24 de maio de 2013, das 9 às 12 h.
Fone: (11) 5579.4234
E-mail: dg@biologico.sp.gov.br
Informações: Harumi Hojo – hojo@biologico.sp.gov.br   -  Fone: (11) 9917.38475

Fonte:Marcela Melo