Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ O ABC da culinária japonesa

O ABC da culinária japonesa

Publicada em : 12/12/2012

Sushi ou sashimi? Entenda o que significa cada um deles e quais os tipos existentes


Embora a gastronomia japonesa tenha se tornado popular e há muito tempo tenha deixado de ser associada a coisas exóticas, alguns termos ainda podem confundir. Para ajudar nessa questão, os sushimans Otávio Mitsu, do Jiyuu sushi, e Jairo Abrahão, do Daiki Sushi, traduziram os principais itens do vocabulário gastronômico japonês para facilitar a vida do comensal que fica com dúvida na hora de escolher o prato.

Tipos de Sushis
Os sushis, cada vez mais bonitos e criativos, despertam curiosidade. O que tem neste prato que, por sua forma artística, quase nos faz sentir dó de devorá-lo em uma só bocada?  “Basicamente o sushi é arroz avinagrado com recheio ou cobertura de frutos do mar ou peixe, crus, cozidos ou marinados”, diz Otávio Mitsu. “No entanto, vale destacar que existem vários tipos de sushis que, de acordo com os ingredientes usados, ganham um novo nome”, completa Jairo Abrahão. Confira alguns deles:

Gunkan Maki: este sushi é chamado assim porque a faixa de alga que segura a cobertura no lugar lhe dá uma forma que lembra um navio de guerra. Ele pode ser recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;

Niguiri: é um bolinho de arroz prensado na palma da mão com uma fatia de peixe cru por cima e um pouco de Wasabi (raiz forte) entre eles.

Uramaki: é um sushi enrolado ao contrário – a alga fica dentro do sushi saindo do tradicional. Apesar da aparência, este tipo é mais fácil de preparar do que a versão tradicional. O arroz recobre as algas que são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e, nas versões tropicais, frutas.

Temaki: este sushi é perfeito como entrada. Ele é basicamente um cone de algas com shari (arroz para sushi como base) e pode ser recheado com peixe cru, frutos do mar e legumes.

Chirashi: um sushi bem simples - peixes, frutos do mar e legumes são espalhados em cima do arroz. Deve ser servido em tigelas individuais.

Tipos de Sashimis:

Os Sashimis são fatias de peixes crus e frutos do mar e estão no cardápio dos restaurantes com o nome próprio, só que em japonês:

Maguro: atum

Toro: barriga do atum – a parte mais nobre do peixe

Ika: lula

Tako: polvo

Ebi: camarão

Saba: cavalinha – tipo de peixe

Sake: salmão

Ingredientes básicos:

Os ingredientes básicos também merecem ser traduzidos, principalmente para aqueles que arriscam fazer pratos japoneses em casa. Intimidade com os ingredientes é fundamental.

Gohan: é o arroz japonês cozido sem óleo e sem tempero

Shari: é o arroz temperado com vinagre (próprio para sushis)

Nori: folhas de alga são usadas para o sushi enrolado e quando picadas servem de decoração para outros tipos de sushi

Wasabi: raiz forte que também é conhecida com namida, que significa “lágrimas” pois é bastante picante.

Gari: gengibre em conserva, normalmente servido no canto da bandeja ou em porção separada. Serve para limpar o palato e ajudar na digestão.

Shoyu: molho de soja - um dos temperos mais importantes da culinária japonesa. Feitos com grãos de soja fermentados, trigo e sal é possível encontrá-lo nas versões clara e escura.

Su: Vinagre de arroz ou vinagre japonês. De cor dourada-clara, ele tem sabor levemente azedo e deixa na boca um gosto residual sutil.

Serviço Daiki Sushi
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 40 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5082-4068
Horários de funcionamento: terça à sexta-feira das 12h às 14h30 / 19h às 23h30. Segundas e sábados das 19h às 23h30
www.daiki.com.br

Serviço Jiyuu Sushi
Endereço: Rua dos Estudantes, 166 – Liberdade
Telefone: (11) 3208-1159 / 3208-4181
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta -12h às 14h30 e das 19h às 23h30.
Sábados – 12h às 15h00 e das 19h a 23h30.
www.jiyuusushi.com.br

Fonte:IDEARIA - comunicação & criação de conteúdo