Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Aprenda a saborear sushis

Aprenda a saborear sushis

Publicada em : 19/11/2012

Aprenda regras básica de etiqueta para saborear sushis seguindo a tradição


Muitos têm duvidas sobre usar as mãos na hora da refeição, segundo o sushiman do Daiki Sushi, Jairo Abrahão o uso é perfeitamente aceitável: “aqueles que não se sentem à vontade com os hashis, podem usar as mãos sem problemas. Vale lembrar que o sushi feito à mão foi criado como petisco, servidos em barraca de rua. O comensal recebe uma toalha úmida e quente no inicio da refeição para limpar bem as mãos antes de começar”.

Dúvidas sobre o uso do hashi são muito frequentes. Jairo diz que nunca devemos passar comida para outra pessoa usando o próprio hashi: “esse gesto é considerado mau agouro. Se estiver servindo alguém o ideal é que vire os hashis e use a outra ponta”. "Além disso, não se deve espetar a comida. Isso é considerado falta de educação."

O sushiman alerta para o uso do Shoyu: “um dos temperos mais usados, o molho de soja, aparece em praticamente todos os aspectos da culinária japonesa. Eu o adoro e uso sempre, mas para saboreá-lo com o sushi devemos ter cautela – precisamos apenas molhar e não afogar a comida, porque ele não só vai se desfazer, como o arroz absorverá todo o shoyu, ofuscando os sabores delicados”. O sushiman ainda completa afirmando que não é educado morder o sushi pela metade e colocar o restante no prato: “devemos comê-lo de uma vez só”.

O gengibre em conserva, servido em uma porção pequena e em fatias finas, serve para limpar o paladar e deve ser saboreado aos pouquinhos. Jairo diz que algumas pessoas consideram o sabor viciante, porém ele deve ser considerado um acompanhamento para o sushi e sashimi e não uma salada. Sobre o Wasabi a dica é parecida. Segundo ele, a pasta é acompanhamento essencial, mas seu foco é destacar o sabor da comida e jamais deve ser usado como prova de coragem.

Para aqueles que desejam saborear os sushis segundo as dicas do sushiman, vale visitar o restaurante Daiki Sushi, vizinho da Cinemateca Brasileira. Lá, são oferecidos combinados com 16 unidades (R$63) ou 32 (R$118).

Serviço
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 40 – Vila Mariana
Telefone: (11) 5082-4068
Horários de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 12h às 14h30 / 19h às 23h30. Nos sábado das 19h às 23h30
www.daiki.com.br

Fonte:IDEARIA - comunicação & criação de conteúdo