Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Cervejas, Birras e Brejas

Cervejas, Birras e Brejas

Publicada em : 13/11/2012

Os apreciadores vão descobrir tudo sobre os mais de 100 tipos de cerveja existentes no mundo


Loira, vestida elegantemente, de preferência com um colarinho sedutor. Mas pode ser também a morena, mais intensa, ainda assim discretamente doce e com perfume de malte queimado. A preferência é nacional, mas quando se trata de cerveja, a estrangeira também é sempre bem-vinda.

A editora LeYa lançou “Cervejas, Brejas e Birras”, do mestre cervejeiro Maurício Beltramelli. Essa obra – ricamente ilustrada - é leitura obrigatória para os apreciadores da bebida e para os curiosos, que vão descobrir tudo sobre os mais de 100 tipos de cerveja existentes no mundo numa linguagem simples e divertida, como numa conversa de amigos entre um chopp e outro. E por falar em chopp, sabia que essa palavra só existe no Brasil?

Dono do famoso Bar Brejas, em Campinas, e um dos sommeliers de cerveja mais respeitados do país, Mauricio Beltramelli se apaixonou pela bebida em uma viagem à Europa que fez com os amigos no início dos anos 2000. Cansados das 11 horas de voo entre Brasil e Itália, os amigos pararam na primeira doceria que encontraram e Mauricio abriu a geladeira e pegou uma cerveja.
Se aquele momento fosse um filme, nessa hora teria passado em câmera lenta. Ao dar o primeiro gole, um mundo de novos sabores e aromas se abriu. Uma mistura que ia muito além do que as cervejas brasileiras da época estavam acostumadas a oferecer. Maurício havia escolhido, sem querer, uma Chimay Bleue, cerveja belga feita por monges católicos e uma das melhores cervejas do mundo. E foi ali, bebendo em frente ao Panteão, que ele se apaixonou.

Depois disso, a viagem tomou um outro rumo e os amigos brincaram de degustar diferentes cervejas e criaram uma planilha com anotações, que acabou virando o site Brejas, o maior portal sobre o assunto no país. E aí veio o Bar Brejas e Maurício não mais advogava. E como para um apaixonado, declarar o seu amor nunca é demais, o autor reuniu em livro suas descobertas. Recheado de curiosidades, como o fato de quem criou a cerveja, na verdade, foram as mulheres e por acidente, ou que a melhor cerveja do mundo não tem rótulo ou como foi quando a cerveja chegou no Brasil ou ainda porque cerveja é considerada uma bebida menos nobre do que vinho, entre inúmeras outras histórias, o autor explora toda a trajetória de uma das bebidas mais amadas do mundo.

Breja, loira, chopp, clara, escuro, de trigo... não importa como você chama ou qual é o tipo que você bebe. Gelada, com aquele colarinho e com o copo suando, é fácil entender porque a cerveja é paixão nacional.


Título: Cervejas, Brejas e Birras – Um guia para desmistificar a bebida mais popular do mundo
Autor: Mauricio Beltramelli
Formato: 17 x 23 cm
Nº de páginas: 320
Preço: R$ 49,90

Fonte:Tatiany Leite