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Receitas que despertam emoções

Publicada em : 05/10/2012

A obra é um presente da parte dos chefs, e para agradecer o cliente por ter escolhido o hotel


O Chef Executivo Armando Monterroso e o Chef Confenteiro Executivo Steve Evetts têm sentimentos muito fortes quando o assunto é comida. Emotional Cuisine é uma coletânea de dezoito receitas dos pratos emblemáticos dos Chefs, com as quais eles esperam invocar essas mesmas emoções, fazendo com que o apreciador se sinta Entretido, Confortável, Curioso, Confuso ou com sentimento de Culpa. Estas cinco emoções lideram cada segmento do livro de receitas, com fotografias estonteantes por Lara Kastner, cujo trabalho já foi incluído em importantes publicações como por exemplo Gourmet e Food & Wine.

Os chefs no New York Marriott Marquis são extremamente dedicados; eles trabalham em um dos maiores hotéis da rede Marriott no mundo, com três restaurantes e mais de 9000 metros quadrados de espaços para banquetes e reuniões. Porém, sua filosofia de trabalho é que ainda estão preparando um prato, um de cada vez, para uma pessoa; isto é, comida com estilo de restaurante para o indivíduo, seja servindo 10 ou 1000 convidados.

Eles acreditam que a comida invoca emoção e que as pessoas não frequentam restaurantes apenas porque estão com fome. Elas frequentam pela experiência compartilhada de estar ao redor de uma mesa em conjunto, e para aproveitar a comida individualmente e de forma pessoal.

A idéia para o livro de receitas veio do desejo dos chefs de criar algo que eles fossem capazes de dividir com seus clientes, como um presente especial e único. Durante os painéis de prova na cozinha, antes do evento com clientes que agendaram eventos de gala e reuniões de grande porte no hotel, os chefs revisam o menu pessoalmente para se assegurarem que o cliente está satisfeito com todos os detalhes.

Antes de criarem um cardápio, os chefs primeiro perguntam ao cliente qual tipo de "sensação" eles querem que seu evento tenha: uma sensação corporativa, uma sensação mais social - qual é a finalidade do evento, qual é a impressão que eles querem causar? Partindo disso, eles irão captar a emoção e para então criarem o menu, e não o contrário. No que tange às novas tendências e ideias para os menus, os chefs são apaixonados quanto à sazonalidade. Muitos menus contarão com a expressão "legumes da época", por exemplo, mas já sabemos que ervilhas estão disponíveis na primavera e os cogumelos e nabos são abundantes no outono, então por que não escrevê-los diretamente no cardápio? O foco dos chefs é encontrar ingredientes de excelente qualidade - a maçã ou o tomate perfeitos, por exemplo - concentrarem-se no produto e fazerem algo grande com ele.


Fonte:Vanessa Mayumi