Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Como se tornar um ótimo Chef d...

Como se tornar um ótimo Chef de Cozinha

Publicada em : 04/10/2012

Renovar as ideias e buscar fontes de informações constantemente é uma das dicas


Não é de hoje que a cozinha deixou de ser um lugar exclusivo para mulheres. Os homens têm assumido o papel que antigamente pertencia às luluzinhas, e arrasado no comando do fogão e de diversos novos restaurantes que abrem as portas todos os dias.

Mas, o que é preciso para se tornar um bom chef e ter reconhecimento? João Ragna, chef do Bistrô 28, localizado na Vila Mariana, em São Paulo, dá algumas dicas. Confira:

Dica 1: Renovar as ideias e buscar fontes de informações constantemente
Criar um prato não é uma tarefa simples. Exige muito conhecimento, estudo, pesquisa, habilidade, sensibilidade e criatividade do chef. O profissional deve estar atento a todas as tendências, e saber aplicá-las na criação de um prato, de acordo com o público que irá degustá-lo.

Dica 2: Conhecer a matéria-prima com que trabalha
Um bom chef, além de conhecer todos os ingredientes com que trabalha, também deve saber como aproveitar cada um deles, utilizando de forma a alcançar os objetivos do prato.

Dica 3: Conhecimento prático no que faz
Deve-se experimentar e praticar todo o conhecimento adquirido. Como em outras áreas e atividades, é com muito treino e experiência que se alcançam bom resultados.

Dica 4: Capacidade de gerir pessoas
A função desse profissional não se restringe apenas à criação e elaboração de pratos. O chef é o “líder” de um restaurante, e tem como responsabilidade gerir sua equipe. Deve criar harmonia entre seus funcionários para que todos tenham um desempenho positivo, acalmar seus receios nas horas de grandes dificuldades e canalizar suas visões para gerar melhorias no ambiente.

“Por isso gosto de pensar em Líder da cozinha, e não chef. O líder diferencia-se do chef, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.”, comenta João Ragna.

Dica 5: Ser organizado
Organizar não só os objetos na cozinha, mas as ideias e as tarefas a serem executadas. A atividade do chef requer muita atenção e cuidado. Manter-se organizado ajudará a evitar acidentes e erros.

Com essas características e muito amor ao que se faz, o sucesso e o reconhecimento estarão a um passo!

Serviço
Bistrô 28 - Rua Joaquim Távora, 1068 - Vila Mariana - São Paulo - F: 11 5082.3167
contato@bistro28.com.br
www.bistro28.com.br
Horário de Funcionamento:
De 3ª a 6ª-feira, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h30 | Sábado das 12h às 23h30 | Domingo das 12h às 17h.
Faixa de preços: $$$ (de R$ 30,00 a R$ 50,00).
Capacidade para 28 pessoas; Acesso a portadores de necessidades especiais; Aceita todos os cartões de crédito; Não possui estacionamento; Aceita reservas. 

Fonte:Plim Comunicação