Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Expoflora e suas novidades gas...

Expoflora e suas novidades gastronômicas

Publicada em : 12/09/2012

A Expoflora acontece de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9 às 19h


Todos os anos, chefs e confeiteiros de Holambra vasculham receitas de família e reservam novidades gastronômicas para que os visitantes da Expoflora façam uma imersão saborosa na cultura e na culinária holandesa. Nessa deliciosa busca por inovações nasceu uma sobremesa que promete provocar os sentidos dos visitantes do maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina: o Vaso de Flor.

O doce, que reproduz um lindo vasinho de alstroemeria, é servido em cachepot de alumínio. A base é feita de bolo de coco com recheio de creme e chocolate, coberta por uma camada de biscoitos moídos que lembram a terra adubada na qual as flores são cultivadas. “Plantada” e protegida por um tubete plástico e hidratada com água filtrada, uma altroemeria foi escolhida para decorar a sobremesa, pela sua beleza e durabilidade. Servidos em uma bandeja retangular, os vasinhos parecem um pequeno jardim. Essa tentação para ser degustada com a boca e com os olhos foi criada pelo Casa Bela Restaurante. A flor não é comestível, mas só um brinde decorativo e pode ser colocada em um vasinho solitário depois.

Doces holandeses
A viagem pelas novidades culinárias da 31ª Expoflora também ganha uma pitada de história com o doce hollandse duet (dueto holandês), inspirado num tradicional creme de baunilha acompanhado pelo speculaas, um biscoito de canela e especiarias superfamoso na terra de Vincent van Gogh. A receita é da chef Juliana Meulman, da Confeitaria Zoet en Zout (Doces e Salgados).

O dueto holandês mistura creme de baunilha e chocolate, e o tradicional speculaas. 

Ainda adoçando o paladar dos visitantes, os poffertjes (fofinhos) são irresistíveis. Originário da França, mas totalmente incorporado à cultura holandesa, o doce é uma espécie de panquequinha que pode ser feita com muitos acompanhamentos, sendo os mais procurados o com manteiga e açúcar (tradicional) e o com morango e chantilly. Esses docinhos são vendidos apenas em um quiosque do Casa Bela Restaurante.

Nesta edição da Expoflora, comidinhas típicas como os proffertjes e o stroopwafel (waffles com caramelos) e a batata no cone que fazem parte do dia a dia dos holandeses, estarão disponíveis em diversos pontos no recinto em modernos quiosques, recriando a facilidade com a qual essas delícias são encontradas na Holanda. O stroopwafel pode ser encontrado na Oma Beppie e nas confeitarias Martin Holandesa e Zoet en Zout.

Pratos típicos
A viagem pelos sabores da Holanda ganha a companhia do StampotWortel SpareRibs met Appelmoes (costelinha com batido de cenoura e purê de maçã), prato criado nos tempos da Guerra dos 80 anos, há quase meio milênio, e preparado em diversos lares holandeses até os dias atuais.

O pannekoek (fala-se panecuque), que está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros, ganha um novo recheio este ano. O prato é uma espécie de panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda. O novo recheio traz a batata Rostï, numa receita recentemente trazida da Holanda. Esses dois pratos podem ser encontrados no Restaurante Pannenkoek huis.

ATENÇÃO: Você pode fazer todas essas delícias em casa. Acesse: http://www.revistain.com.br/culinaria/todas/

Serviço:
31ª Expoflora
Data: de 30 de agosto a 23 de setembro, de quinta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos R$ 30,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam.
Informações sobre a Expoflora: 19 3802-1421 - expoflora@expoflora.com.br

Fonte:Ateliê da Notícia