Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo

Publicada em : 06/09/2012

Os grandes vinhos do Alentejo estão regressando a São Paulo, em nova degustação que vai reunir 20 conceituadas vinícolas da região portuguesa

Os grandes vinhos do Alentejo estão regressando a São Paulo, em nova degustação que vai reunir 20 conceituadas vinícolas da região portuguesa. Acontece já no próximo dia 25 de setembro, no Hotel Caesar Park Faria Lima.

A ação promocional no mercado brasileiro está sendo organizada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e terá um total de cerca de uma centena de rótulos em apreciação – vinhos brancos, rosés e tintos, representativos de um conjunto de terroirs que o Alentejo possui e que a ajuda a ser caracterizada como uma região singular em matéria de vinhos.

“Com esta ação em São Paulo, a que se seguirá uma outra, no Rio, a CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, dá seguimento a um esforço promocional dos Vinhos do Alentejo num mercado muito importante e cada vez mais competitivo, como é o brasileiro. O Alentejo é a região preferida dos consumidores portugueses quando se fala em vinhos ‘tranquilos’, mas cada vez mais é também requisitado em mercados externos. O Brasil é um dos mercados que mais importa vinho alentejano e acreditamos que não só é possível manter esse posicionamento como até o reforçar. As vinícolas alentejanas estão muito focadas no Brasil e nós continuamos acreditando que é possível crescer neste mercado”, explica Dora Simões, que dirige a CVRA.

Além da degustação dos Vinhos do Alentejo, o evento terá ainda duas provas temáticas que vão incidir em aspetos mais particulares dos vinhos dessa região de Portugal. Uma dessas provas se destina a jornalistas, formadores de opinião e profissionais da restauração, hotelaria, supermercados, empórios e lojas, enquanto a outra ficará aberta à participação do público em geral. O evento estará funcionando, em permanência, das 15h às 20h.

“O consumidor brasileiro está cada vez mais atento aos vinhos que vão chegando de todo o mundo. E se trata de um público muito curioso, que gosta de estar informado e de saber cada vez mais. Neste evento, o público de São Paulo terá a oportunidade de conhecer melhor os Vinhos do Alentejo, os resultados das mais recentes safras, as variedades que estão na base desses vinhos e muitos dos rostos que protagonizam todo esse trabalho. Por isso, aproveito desde já para convidar a tomarem nota na agenda o próximo dia 25, em São Paulo”, reforça Dora Simões.

Fonte:EV | Essência do Vinho