Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Café Açu

Café Açu

Publicada em : 16/08/2012

Companheiro de diversos momentos de nosso dia-a-dia, o café pode ser servido de inúmeras maneiras


Para ser servido gelado, o coquetel é refrescante e ganha, com o creme de leite, a consistência de mousse. Já o leite condensado se responsabiliza por adoçar a receita que, combinada ao forte sabor do café e ao gosto suavemente azedo da polpa de cupuaçu, não perde o frescor e não fica enjoativa. "A harmonia entres os ingredientes é muito importante, faço a escolha pensando em como dosar cada um", destaca Idaiana.

Não é tarefa fácil encontrar substâncias que combinem com o café, pois o seu forte sabor normalmente se sobressai a todos os outros. O cupuaçu, por sua vez, também apresenta características marcantes, transformando a união numa deliciosa experiência. "Sempre tive curiosidade sobre os sabores exóticos e quando conheci o cupuaçu, fiquei surpreendida, ele possui uma particularidade de aroma, acidez, doçura. Achei bem interessante fazer uma combinação com o café", explica a barista.

Segundo a nutricionista Adriana Amaral, além de delicioso, o Café Açu é nutricionalmente rico. "No espresso se pode encontrar cafeína, vitamina B, Potássio e Cálcio. Já o cupuaçu contém proteínas importantes para a formação das células de nosso corpo, minerais como ferro e fósforo, vitamina C, vantojosa ao sistema imunológico, vitamina B e fibras".

Receita:
Espressso, polpa de cupuaçu, leite condensado, creme de leite e amêndoas.

Ingredientes:
- 40 ml de polpa de cupuaçu
- 30 ml de leite condensado
- 30 ml de creme de leite
- 50 ml de espresso
- Amêndoas

Modo de preparo:
Junte 40 ml da polpa de cupuaçu, 30 ml de leite condensado, 30 ml creme de leite e adicione um espresso de 50ml. Bata tudo com um mixer até obter um creme homogêneo.Utilize um pouco do leite condensado para fazer a crosta, raspe um pouco de amêndoas e decore a borda da taça Martine, depois adicione a mistura na taça.

Dica:
Se preferir uma bebida bem gelada bata todos os ingredientes com exceção do espresso e deixe na geladeira por 1 hora. Assim que estiver bem gelada, adicione um espresso de 30 ml à mistura e bata com um pouco de gelo na coqueteleira.

Fonte:SimGroup