Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Restaurante Rangetsu prepara p...

Restaurante Rangetsu prepara prato de lutador de sumô

Publicada em : 16/08/2012

O chanko nabe faz parte da categoria dos nabemono, em que o prato é preparado em panelas especiais à mesa do cliente


O sumô é um dos esportes mais populares do Japão. A comida oficial dos lutadores é o chanko nabe, um cozido com diversos tipos de ingredientes. O restaurante Rangetsu, em Pinheiros, vai oferecer uma versão premium do chanko nabe. Na versão preparada pelo restaurante estão incluídos camarão, kuro buta (carne bovina premium), cabeça de garoupa, diversos tipos de legumes misturados em um caldo a base de missô (pasta de soja). O menu especial, que fica em cartaz durante o jantar em agosto, vai ter entrada (otoshi), sashimi, chanko nabe e sobremesa. O preço é de R$ 100.

Ao contrário do que muita gente pensa, o chanko nabe não é um prato ultracalórico. A diferença é que os lutadores de sumô comem em grande quantidade todos os dias e com muito arroz.

A palavra chanko faz referência à ligação do Pai (Mestre) e Filho (aprendiz). Antigamente, servia para denominar qualquer comida compartilhada entre os lutadores e seus mestres. Com o tempo foi criada a expressão chanko nabe, específica para o prato que se tornou mais popular entre os sumotoris (lutadores de sumô).

O chanko nabe faz parte da categoria dos nabemono, em que o prato é preparado em panelas especiais à mesa do cliente. O restaurante Rangetsu já apresentou diversos tipos de nabemonos, como o shabu shabu (espécie de foundue japonês), sukiyaki, suki-shabu, yosenabe (cozidos com peixe e frutos do mar).

SERVIÇO
Avenida Rebouças, 1.394 – Pinheiros
Telefones: 3085-6915 e 3085-7946
Capacidade: 100 lugares
Segunda a sexta, das 12h às 14h30 e 18h30 às 23h; sábado, das 18h30 às 23h
Cartões: AE/D/M/V
Estacionamento com manobrista (R$ 10,00 somente no jantar)
www.rangetsu.com.br

Fonte:Kaminari Comunicacao