Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ 11º Campeonato Brasileiro de B...

11º Campeonato Brasileiro de Barista

Publicada em : 07/03/2012

O vencedor irá competir no Campeonato Mundial de Barista, em Viena (Áustria)

A 11ª edição do tradicional Campeonato Brasileiro de Barista é realizada pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB) entre os dias 12 e 14 de março, na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. A grande novidade deste ano é o Campeonato de Brewers, no qual os competidores preparam o café com a técnica manual de filtragem. Os classificados irão participar do Campeonato Mundial, realizado em junho, em Viena (Áustria).

“O setor cafeeiro no Brasil está em plena expansão. O consumo nacional da bebida e o número de profissionais dedicados ao café também. Com o Campeonato Brasileiro de Barista e as demais competições que promovemos ao longo do ano, queremos valorizar ainda mais a profissão de barista em nosso país”, diz Edgard Bressani, presidente da ACBB.

Garantiram vagas para se inscrever e concorrer ao título de melhor barista brasileiro 21 profissionais, incluindo os finalistas dos campeonatos regionais Centro-Oeste, Nordeste, Sul e São Paulo.

O Campeonato é aberto ao público geral, com entrada gratuita. Os visitantes podem experimentar diferentes tipos de café e conhecer as mais potentes e sofisticadas máquinas e equipamentos nos estandes das marcas expositoras Também haverá oficinas e palestras. Todo o evento contará com transmissão ao vivo por livestream no site da ACBB (www.acbb.com.br).

Campeonato principal
Os 21 profissionais que concorrem ao prêmio principal serão avaliados por um júri liderado por dois grandes nomes internacionais, José Cleofas e George Michael McCauley, juízes certificados do World Barista Championship (WBC). Os participantes terão 15 minutos para preparar espressos, cappuccinos e drinques com café e sem álcool. O vencedor representará o Brasil no mundial, que acontece em junho na Áustria.

Campeonatos paralelos

1º Campeonato Brasileiro de Brewers Cup
Destaca a arte de preparar café pelo método filtrado e manual. Os competidores precisam usar técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado e agradar os jurados. “Cerca de 96% da população brasileira consome o café coado. O Campeonato de Brewers é reconhecido internacionalmente; estava na hora de trazermos essa competição ao nosso país para valorizar cada vez mais nosso café e mostrar ao mundo que não temos apenas excelentes grãos, mas também ótimos profissionais, que sabem finalizar o café em uma xícara perfeita”, diz Gelma Franco, diretora da ACBB.

4º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters
Prova de avaliação sensorial do café, destinada a provadores e classificadores profissionais. Em 2010, foi aberta a participação de baristas e apaixonados por café. A competição consiste em oito testes triangulares: de três xícaras, duas trazem o mesmo café, e o competidor deverá identificar a xícara com o café diferente. De cada dupla competidora, ganha quem acertar o maior número de cafés. Se houver empate, vencerá o competidor que tiver completado a prova em menos tempo.

Local e patrocínio
O campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, abriga o 11ª edição do Campeonato Brasileiro de Barista. A máquina oficial da prova é a Itallian Coffee, modelo La Cimbali M39 Dosatron– um modelo de grande sucesso com tecnologia e versatilidade. Alem disso, essa é uma máquina com bastante estabilidade térmica e consistência na extração dos espressos.

Serviço
11º Campeonato Brasileiro de Barista
Data: de 12 a 14 de março
Horário: das 10h às 18h
Local: Universidade Cruzeiro do Sul – Campus Anália Franco - Av. Regente Feijó, 1.295, São Paulo
Inscrições para as competições: até 5/3, pelo e-mail info@acbb.com.br (valores: associados ACBB R$ 300 e não associados R$ 400)
Realização: Associação Brasileira de Café e Barista
Entrada gratuita

Fonte:Ponto & Vírgula Comunicação