Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Gastronomia do Bom Humor

Gastronomia do Bom Humor

Publicada em : 23/01/2012

Livro do chefe argentino Chakall reúne receitas práticas para diversas ocasiões especiais, como receber amigos e família ou comer a dois

“Cozinhar significa, para mim, bom humor. Podemos deixar outras pessoas – os melhores amigos, o(a) companheiro(a), a família – felizes com uma boa comida feita por nós mesmos. Mas cozinhar também traz felicidade a quem prepara o alimento”. Essa é filosofia de Chakall. Conhecido pela coleção de turbantes coloridos e pelo prazer de preparar refeições ouvindo música, o chefe lança seu primeiro livro no Brasil. Cozinha de Chakall – receitas rápidas para o bom humor, chega em janeiro nas livrarias pela Editora Senac São Paulo e foi originalmente publicado em 2010, na Alemanha, onde o chefe reside atualmente.

O livro recebeu no ano passado o Gourmand CookbookAwards, maior prêmio da literatura gastronômica mundial, na categoria Best Television Celebrity Cookbook da Europa Ocidental. Segundo Chakall, o título pretende tornar as pessoas mais divertidas e calorosas, experimentando receitas fáceis e práticas que possibilitem uma vida mais gostosa, simples e sem estresse.

A obra

São apresentadas 90 sugestões com fotos, divididas em seis capítulos. Cada receita representa uma situação ou estado de espírito, como: comidas para um jantar a dois; para piqueniques e festas; para receber os amigos; para quem não tem tempo; ou pratos que remetem a viagens. Para favorecer o clima de descontração, o autor faz ainda uma seleção musical que o leitor pode ouvir enquanto cozinha.

Em Receitas que fazem você feliz, o chefe mostra opções como sopa de espinafre com queijo fontina, ceviche de manga e coentro, carpaccio de peito de pato e toranja ou sopa de cereja com mousse de chocolate branco. O reggae dos argentinos Los Pericos e Fidel Nadal, além do clássico Bob Marley, são as indicações de trilha sonora.

Para quem quer fazer boa comida em poucos minutos, Chakall sugere camembert com mel e pimenta-rosa, salada provençal de champignon, peixe à moda mediterrânea ou banana com mel e nozes. A Foreign Sound, de Caetano Veloso, é a música preferida do chefe na hora de elaborá-las. Para um jantar romântico o chefe indica, por exemplo, o drink hot baby hot, com pimenta chili vermelha, morangos, gengibre e rum, e as músicas hispânico-cubanas de Bebo Valdés, que, segundo ele, são suaves e sedutoras.

“Cozinhar é um estado de espírito que geralmente está associado a bons sentimentos, cozinhamos porque queremos dar algo melhor a alguém, alegria, prazer, novidade... e essa é a mensagem que passo neste livro", conclui Chakall.

Cozinha de Chakall – receitas rápidas para o bom humor
Autor: Chakall
Tradução: Tereza Castro
Editora: Senac São Paulo
Preço: R$ 69,90
Número de páginas: 192

Fonte:In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação