Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Versatilidade, sem inferno, na...

Versatilidade, sem inferno, na cozinha

Publicada em : 20/01/2012

Livro do chefe britânico Gordon Ramsay mostra 52 menus, que podem ser misturados ou combinados, totalizando 140 mil sugestões

Adepto de uma culinária simples, com toques de sofisticação, que respeita e aproveita os ingredientes sazonais e as estações do ano, o apresentador do famoso programa Hell´s Kitchens, Gordon Ramsay é um dos chefes mais aclamados do mundo. Chega agora ao Brasil, mais um de seus sucessos, Os Melhores Menus de Gordon Ramsay, lançamento da Editora Senac São Paulo.

Com projeto gráfico diferenciado, o livro mostra as receitas favoritas do chefe, inspiradas nas cozinhas de diversas regiões, como França, Itália, Espanha, Índia, Marrocos, Sudeste Asiático, Oriente Médio e China. Ao todo, são 52 menus com entrada, prato principal e sobremesa. A encadernação com recortes permite que o leitor faça combinações para diversas ocasiões e estações do ano, além de poder visualizar, de uma só vez, as fotos e as receitas dos pratos que escolher. “Nos últimos dez anos, viajei bastante pelo mundo, pesquisando comidas diferentes e abrindo restaurantes em lugares remotos. Sempre fui fascinado por novos sabores e por mesclar ingredientes que nunca havia experimentado. Minha proposta foi criar um livro divertido, versátil e fácil de usar”, aponta Ramsay.

No início da obra, o Guia de Menus, apresenta as sugestões, que depois podem ser usadas como o leitor quiser, ou seja, variando ou mesclando as receitas de cada página. Todas as receitas são numeradas para que sejam encontradas rapidamente e servem quatro pessoas, mas podem também ser ajustadas conforme a necessidade.

Entre as indicações estão: shami kebab de cordeiro com patê de iogurte e hortelã, arroz pilaf de camarão e laranjas mumbai - consumidos na Índia; gazpacho encorpado, paella e mouse de chocolate - consumidos pelos espanhóis no verão; aspargos com manteiga e ervas, peito de galinha caipira ao molho velouté e torta de limão – típicos na França, durante a primavera; sopa de couve-flor açafrão, caçarola de faisão com gengibre e maçãs e peras assadas com especiarias – comuns no outono e no inverno inglês.

Sugestões do chefe

O chefe dá ainda dicas para montar uma dispensa abastecida e mostra uma lista de produtos indispensáveis, entre os quais, óleos, vinagres, especiarias e bebidas. Há também, ao final, um capitulo dedicado aos acompanhamentos e receitas básicas, como caldos, molhos, arroz, massas para tortas, verduras ou purês.

Os Melhores Menus de Gordon Ramsay
Autor: Gordon Ramsay
Tradução: Ilka Santi
Editora: Senac São Paulo
Preço: R$ 69,90
Número de páginas: 200

Fonte:In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação