Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ 8º Concurso Nacional de Vinhos...

8º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil

Publicada em : 11/11/2011

O evento acontece em Santana do Livramento, com mais de 250 amostras inscritas de 62 empresas de diferentes regiões do País

O 8º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, uma realização do Concurso Mundial de Bruxelas (considerado o maior do mundo) em parceria com a Revista Vinho Magazine, começa neste sábado, em Santana do Livramento, com mais de 250 amostras inscritas de 62 empresas de diferentes regiões do país. Isso representa 25% a mais que a edição do ano passado, quando o concurso foi realizado em São Joaquim, na Serra Catarinense.

Este ano, pela primeira vez nesses 8 anos de concurso no Brasil, fará parte do júri formado por jornalistas e formadores de opinião de diferentes países, um especialista da área comercial: o francês Xavier Leclerc, sommelier e comprador master da rede Auchan, concorrente do Carrefour na França. E como em todas as edições anteriores, fará parte desse júri o criador do concurso no Brasil, que dirige o Concurso Mundial de Bruxelas, o belga Bandoiun Havaux.

Nesses 8 anos de concurso no país, já foram investidos mais de R$ 1 milhão na sua criação e implantação. O objetivo é o de promover o vinho e o destilado brasileiro para os mercados nacional e internacional.

Os jurados internacionais e brasileiros convidados farão visitas às empresas da região, uma estratégia da organização do concurso para promover a enologia brasileira e a capacidade de suas empresas para esses formadores de opinião internacionais.

Os jurados convidados do concurso são os seguintes: Eberenz Walter, editor-chefe da revista Rebe & Wein Magazine (Alemanha); Xavier Leclerc, sommelier chefe da rede de lojas Auchan (França); Mark Golodetz, editor contribuinte da revista Wine Enthusiast e da Bloomberg (EUA); Gray Blake, jornalista independente especializado, é cronista da revista Wine Spectator (EUA); Marie Roginska, jornalista independente, consultora da Wine Writerwine Consulting (França); Isabel Mazzucchelli, jornalista da Revista Placer (Uruguai); Daniel Arraspide, jornalista especializado em vinhos e bebidas (Uruguai); Bandouin Havaux - dono do maior concurso de vinhos do mundo, o Concurso Mundial de Bruxelas, e editor da revista Vino Press (Bélgica); Eduardo Viotti (editor da Revista Vinho Magazine e autor de vários livros sobre vinhos); César Adames (colunista das Revistas Robb Report e Cozinha Industrial); Didu Russo (colunista especializado em vinhos, colabora com várias publicações e autor do blog do Didu sobre o mundo do vinho); Affonso Ritter (colunista e editor do blog Affonso Ritter) e Jairo Monson (autor de vários livros sobre vinho e saúde e colunista da Revista Vinho Magazine).

Programação
Os jurados (jornalistas especializados, estrangeiros e brasileiros, convidados da organização internacional do concurso) degustarão todas as amostras em sala fechada, às cegas, durante o período da manhã.

Após o almoço, todos farão visitas às empresas da região da Campanha Gaúcha. No dia 14 serão anunciados os vinhos e destilados vencedores, ganhadores de medalhas de ouro, prata e bronze. A cerimônia de premiação será nesse mesmo dia, às 19:00h, no próprio Hotel Jandaia, aberta a convidados e à imprensa.

Fonte:ECO de Informação