Culinária

Home/ Notícias Online/ Culinária/ Renomado enólogo português em ...

Renomado enólogo português em Santos

Publicada em : 26/10/2011

Um dos melhores produtores de vinhos de Portugal, estará em Santos para um jantar harmonizado no Restaurante Cais da Ribeira, no Centro Histórico

Um dos mais conceituados professores de Enologia em Portugal e enólogo de diversas vinícolas, Paulo Laureano é considerado um ícone do Alentejo, uma das melhores regiões produtoras de vinhos de Portugal. Como reconhecimento a sua brilhante carreira, ganhou o prêmio “Enólogo do Ano”, em 2004, da Revista de Vinhos, a publicação mais respeitada sobre o assunto em Portugal.

“Paulo Laureano é um dos maiores visionários quando se fala em vinhos de qualidade em Portugal”, ressalta o sommelier Luis Fernando Natale Figueiredo, da Adega Alentejana. Segundo Figueiredo, o enólogo tem no Brasil seu primeiro mercado de vinhos. “Vende-se mais Paulo Laureano no Brasil do que em Portugal”, explica o sommelier.

Durante a harmonização no Cais da Ribeira, Paulo Laureano irá apresentar alguns dos seus melhores rótulos e fará uma palestra sobre os vinhos e a região do Alentejo. No jantar, além de degustar todas as bebidas apresentadas, os participantes poderão experimentar pratos da região do Alentejo preparados pelo chef Paiva. Como entrada, serão servidas migas gatas, receita típica do Alentejo que consiste em pão embebido em caldo de peixe, temperado com azeite, vinagre, alho e sal grosso.

Já o prato principal será arroz de pato, outro prato da região alentejana. Para fechar a noite, uma sobremesa bastante apreciada pelos moradores de Lisboa: o Leite Creme, o mesmo usado no recheio dos Pastéis de Belém.

Ao final do evento, quem tiver interesse também poderá adquirir garrafas de vinho Paulo Laureano, que poderão ser autografadas pelo enólogo.

Os convites custam R$ 90,00 por pessoa e podem ser comprados no Cais da Ribeira (Rua Cidade de Toledo, 15) ou no Quinta da XV (Rua Quinze de Novembro, 18). Mais informações pelo telefone 3219-3714.

Sobre o enólogo Paulo Laureano:
Paulo António Canhão Laureano nasceu em Alter do Chão, no Alentejo, em 1966. Formou-se em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora. Fez pós-graduação em Enologia e vários cursos de aperfeiçoamento em Portugal, Espanha e Austrália.

Entre as muitas viagens que já realizou para se manter sempre atualizado, chegou a visitar até vinhas na China. Foi professor na Universidade de Évora no período de 1993 a 2003.

Paralelamente fundou em 1999 a Eborae Vitis e Vinus, empresa de consultoria que também começou a produzir vinhos no mesmo ano. Como "o vinho nasce na vinha", a Eborae presta consultoria não só na área enológica, como também na viticultura. Esta proposta, pouco comum em Portugal, foi muito bem aceita pelo mercado.

Com visão muito particular da consultoria técnica de vinhos, Paulo Laureano é hoje um dos vultos incontornáveis da enologia portuguesa. Rigoroso e metódico no trabalho, a cada ano vem adicionando ao seu currículo novos vinhos de alta qualidade, contribuindo de forma consistente para a riqueza enológica portuguesa.

Além da consultoria técnica, o Paulo Laureano é proprietário da Paulo Laureano Vinus. Desde 2006 esta empresa possui quase 90 hectares de vinha e produz e comercializa com grande sucesso os vinhos Paulo Laureano Clássico, Premium e Reserve.
Fonte: Site Adega Alentejana

Fonte:Elo Assessoria de Comunicação