Automóveis & Cia

Home/ Notícias Online/ Automóveis & Cia/ Carro também é arte

Carro também é arte

Publicada em : 14/08/2013

Luiz Alberto Veiga, responsável por veículos da Volkswagen, abre ‘Exposição Clássicos’ neste sábado (17)



A paixão por carros é um sentimento que permeia o coração de milhões de brasileiros. No entanto, expressar esta relação por meio da arte é um dom para poucos. É esta peculiaridade que a Exposição Clássicos apresenta ao público. Formada por 20 obras do artista plástico e renomado designer automobilístico da Volkswagen, Luiz Alberto Veiga, a mostra gratuita será aberta neste sábado (17/08), às 16h, na Nano Galeria (Rua Kara, 74 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo - SP). Visitação pode ser feita até 17 de novembro, de terça à sábado, das 11h às 18h.

As peças (dez acrílicos e dez impressões – além de alguns esquetes) foram feitas nos últimos cinco anos, e fazem parte de uma busca por consolidação de estilo. “Na minha procura, testando diferentes técnicas, tanto análogas quanto digitais, redescobri o desenho na sua mais simples maneira de ser: esferográfica sobre papel. Meus últimos trabalhos mostram esta corrente, com a qual estou me dando muito bem”, afirma Veiga, que também tem trabalhado com pintura em acrílico, tanto como interpretação fiel de uma imagem, quanto de maneira mais abstrata, usando manchas como base para o desenho.

Porém, o amor pelos veículos parece ser o principal combustível para o trabalho, superando qualquer questão técnica. “Acima de tudo está a paixão pelos automóveis, que ocupa a minha vida desde os 14 anos de idade”, explica o artista.

A expectativa de Veiga em relação à exposição revela grande simplicidade. O objetivo é tirar os desenhos de casa e colocá-los em um local em que pessoas possam ver.

Os visitantes da mostra poderão apreciar, entre outras peças, o quadro do Fusca Rosa, que carrega uma atenção especial do artista. “O tema é um dos meus prediletos, pela importância que este carro tem para mim, e também pela forma icônica e projeto revolucionário do automóvel”, analisa. Além disso, o público acompanhará ao vivo a criação de uma obra.

O ARTISTA - Luiz Alberto Veiga (São Paulo, 5 de junho de 1953) é artista plástico, fotógrafo, músico e designer do Grupo Volkswagen. Na automobilística alemã, foi o responsável por desenvolver modelos como Gol, Fox, Polo Sedan, entre outros. A extensa carreira passa por outras gigantes do ramo, como General Motors e Chryshler.

Além disso, desenhou um caminho internacional, participando de projetos na Alemanha, Itália, Estados Unidos, Espanha, China, México, França e República Tcheca.

Desde 2008, Veiga lidera dois estúdios de design: VWB Design Center, em São Bernardo; e Brazilian Design Corner, em Wob (Alemanha).

Mais informações sobre o profissional estão no site: www.veigadesignandarts.com.br.

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO CLÁSSICOS – LUIZ ALBERTO VEIGA
Abertura: sábado, 17 de agosto de 2013, às 16h
Mostra: de 17 de agosto a 17 de novembro
Local: Nano Galeria - Rua Kara, 74 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo - SP
Informações: (11) 4367-2824
ATIVIDADE GRATUITA

Fonte:Agência EfeSete