Culinária

Home/ Culinária/ Vegetariano/ Hambúrguer de grão-de-bico
ou
ok

Hambúrguer de grão-de-bico

Publicada em: 04/12/2013

Ingredientes


2 xícaras (chá) de grão-de-bico

3 dentes de alho descascados

1 colher (chá) de coentro em pó

08 rodelas de tomate

08 folhas de alface

08 fatias de queijo prato

sal a gosto

Modo de Preparo


Lave 2 xícaras de grão-de-bico, coloque numa tigela com 1,5 litro de água, cubra com filme plástico e deixe de molho por pelo menos 24 horas. Em seguida, escorra a água e coloque os grãos no processador, juntamente com o alho, o coentro e o sal. Bata até obter uma massa homogênea e transfira para uma tigela. É bem simples. Com ajuda das mãos, modele 4 hambúrgeres, de forma que fique arredondada. Hoje em dia há aparelhos no mercado específicos para esta finalidade, mas o resultado é o mesmo se feito com as mãos. Após dar o formato, bata levemente para que adquira mais firmeza.

Na grelha:
É nesta hora que o tempero é adicionado. Coloca-se o “burguer” na grelha já quente e adiciona-se sal a gosto. Deixar grelhar cada lado por cerca de 5 minutos. Coloque então o queijo em cima do hambúrguer, e deixe grelhar. Faça o mesmo com o outro lado, de forma que o queijo fique derretido. Retire com uma escumadeira.

Montagem:
Para cada sanduíche, coloque 1 folha de alface, 1 rodela de tomate e o “burger” com o queijo. Então, adicione mais uma folha de alface e 1 rodela de tomate, por cima.
Observações
Total de calorias desta receita: em média 1955 Total de calorias desta receita + pão de hambúrger: 1955 + 180 = 2135 (em média)

Rendimento aproximado

4 unidades

Créditos

Família Burger