Culinária

Home/ Culinária/ Típicas/ Mussaká - Berinjela com carne ...
ou
ok

Mussaká - Berinjela com carne moída

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

1 kg de carne bovina moída; 1 maço de salsinha bem picada; 1 cebola média bem picada; 1 colher (de café) de pimenta síria; 100 g de manteiga; 5 berinjelas grandes; 1/2 kg de batatas cozidas e fatiadas; 5 xícaras (de chá) de óleo de soja; 2 colheres (de sopa) de extrato de tomates; 1/2 copo de água; 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo; Sal a gosto; 1 litro de leite

Modo de Preparo

Berinjelas: Fatiar as berinjelas em fatias médias. Em uma frigideira, fritar as fatias no óleo quente até dourar. Deixar escorrer e reservar.

Carne moída: Em uma panela, refogar a carne com óleo, acrescentar a cebola e a salsinha. Quando a cebola murchar, salgar a gosto, acrescentar a pimenta síria. Em uma panela, dissolver o extrato de tomates na água e deixar levantar fervura. Misturar com a carne. Reservar.

Molho branco (BECHAMEL): Aquecer a manteiga; acrescentar a farinha de uma única vez; refogar mexendo durante 5 minutos sobre fogo lento; acrescentar o leite quente mexendo continuamente até a ferver e engrossar; acrescentar o sal.

Montagem do Prato: Em uma travessa, dispor em várias camadas alternadas as berinjelas em fatias, a carne moída e as batatas cozidas. Por cima de tudo, espalhar o molho branco e levar ao forno para gratinar.
Observações
<P><O><P>Preparar um prato diferente pode ser bem mais simples do que se imagina. Para variar e agradar sua família, que tal investir numa receita árabe? “Minha sugestão é a Mussaká, também conhecida como Chair Merchie, um prato que se assemelha ao que é preparado na Grécia e Itália. Nele, fatias de berinjela são fritas e dispostas em camadas com batatas cozinhas, carne moída ao molho de tomate ralo e temperada com uma boa pimenta síria. Por cima de tudo, bastante molho branco tipo bechamél gratinado”, ensina o chef Samir Moysés, responsável pelo restaurante Folha de Uva, um dos sírio-libaneses mais tradicionais do Brasil. <P><O><P>Segundo o chef Samir, o prato é bastante completo, podendo ser servido com o acompanhamento de arroz e uma salada verde ou mesmo com pão-sírio. “É um dos pratos que mais agradam no nosso buffet diário”, comenta. <br> <br> Folha de Uva: Rua Bela Cintra, 1435 - Jardins, São Paulo, SP - F: (11) 3062-2564

Rendimento aproximado

cinco porções

Créditos

Chef Samir Moysés, do Restaurante Folha de Uva