Culinária

Home/ Culinária/ Sobremesas/ Taça Trufada de Peras
ou
ok

Taça Trufada de Peras

Publicada em: 17/11/2011

Ingredientes

Doce de Peras
6 peras USA Pears
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de cardamomo
1 pau de canela pequeno
½ xícara (chá) de vinho branco

Creme Inglês
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) da calda do doce de peras
4 gemas
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha

Creme de Chocolate
1 lata de creme de leite
1 tablete de chocolate meio amargo (170g)

Para polvilhar
100g de castanha-do-pará, em lascas 

Modo de Preparo

Doce de peras: descasque as peras, corte em fatias médias e coloque em uma panela com o açúcar, o cardamomo, o pau de canela e o vinho branco. Leve ao fogo, mexendo ocasionalmente até que as peras estejam cozidas. Desligue e espere mornar. Reserve 1 xícara (chá) da calda do cozimento.

Creme: Bata o leite, as gemas, o amido de milho e a essência de baunilha no liquidificador. Aqueça a calda reservada das peras e adicione a mistura do liquidificador. Leve ao fogo baixo até encorpar. Retire e coloque no fundo de uma taça grande ou de dez taças individuais. Espere esfriar e acomode o doce de peras por cima.

Derreta o creme de leite e o chocolate em banho-maria até dissolver bem. Cubra as peras e salpique a castanha-do-pará. Leve à geladeira até a hora de servir.

 
Dicas e informações adicionais
Calorias: 440 kcal a porção
Observações
Para ficar mais light Calorias: 280 kcal a porção Doce de peras: substitua o açúcar por meia xícara (chá) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão Creme inglês: substitua o leite integral pelo desnatado Creme de chocolate: substitua o creme de leite tradicional pela versão light e o chocolate meio amargo pelo chocolate dietético Diminua a quantidade de castanha-do-pará para 50g

Rendimento aproximado

10 porções

Créditos

USA Pears