Culinária

Home/ Culinária/ Sobremesas/ Quindão de Abacaxi
ou
ok

Quindão de Abacaxi

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

- 2 xícaras (chá) de abacaxi maduro cortado em cubos pequenos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 embalagens de Quindim Fleischmann (500 g cada)
- 1 xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado (200 ml)
- ½ xícara (chá) de coco ralado
- manteiga e açúcar para untar e polvilhar

Para decorar:
- 3 fatias de abacaxi fresco com 5 cm de espessura sem o miolo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 50 g de cidra cristalizada
- 3 cerejas ao maraschino

Modo de Preparo

Em uma panela, misture o abacaxi com o açúcar e ½ xícara (chá) de água (100 ml). Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 8 minutos. Coloque em uma peneira e retire o excesso de calda apertando com as costas de uma colher. Deixe esfriar.
Misture o conteúdo das embalagens de quindim com o suco de abacaxi, o abacaxi cozido e o coco ralado. Despeje em uma forma (22 cm de diâmetro) untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Asse em banho-maria em forno pré-aquecido (200ºC) por cerca de 1 hora, ou até que, espetando um palito no centro do quindão, ele saia úmido e limpo.
Prepare a decoração: coloque as fatias de abacaxi em uma assadeira, polvilhe o açúcar por cima e leve ao forno por 15 minutos, ou até que as fatias de abacaxi fiquem levemente douradas. Retire do forno e coloque cada fatia sobre um aro redondo. Aperte as fatias com os dedos para que entrem no aro e fiquem no formato de uma flor. Deixe esfriar.
Corte as cidras com a ajuda de um cortador de biscoitos em formato de folha.
Quando o quindão estiver pronto, leve à geladeira. Desenforme gelado, decore com as “flores de abacaxi” e com as cerejas faça o “miolo das flores”. Finalize enfeitando com as “folhas” de cidra e sirva em seguida.
Dicas e informações adicionais
- Se as cidras forem muito grossas, corte-as e utilize a parte da casca, que é mais verde, para fazer folhas mais delicadas.
- Se não tiver cortador em formato de folha, corte a cidra com ajuda de uma faquinha afiada.
- Para fazer o banho-maria, utilize água aquecida. Coloque a forma sobre uma assadeira e cubra com água até a metade da altura da forma, tomando cuidado para que a água não entre em contato com o quindão.
Observações
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos<br>

Rendimento aproximado

24 porções<br>

Créditos

Fleischmann