Culinária

Home/ Culinária/ Sobremesas/ Pudim de Macarrão Doce e Fruta...
ou
ok

Pudim de Macarrão Doce e Frutas

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

3 pacotes de 80 gramas de macarrão instantâneo; 4 ovos inteiros (tipo grande); Suco de 1 limão grande (70 g); Suco de 1 laranja grande (200 ml); 1 xícara das de chá farinha de trigo (140g); 1 xícara de chá de açúcar (200g); 1 colher das de chá de canela em pó; 1 colher das de chá de baunilha em pó; 1 xícara das de chá de ameixas pretas (100g); 1 xícara das de chá de damascos turcos amolecidos em água morna e picados (130g); 1 xícara de chá de uvas passas secas (100g); 1 colher das de sopa de fermento em pó; Margarina para untar.

Modo de Preparo

Numa panela, cozinhe o macarrão instantâneo por 3 minutos, em abundante água fervente com 1 colher de café de sal e 1/2 xícara de açúcar. Coloque-a num escorredor e jogue água fria, para interromper o cozimento.

Num recipiente grande, junte a massa com os demais ingredientes, ovos inteiros (batidos ligeiramente), os sucos das frutas, as especiarias: canela, baunilha, as frescas secas, o fermento, misturando tudo muito bem.

Coloque tudo numa fôrma untada com margarina e asse em forno pré-aquecido, a 200ºC por cerca de 50 minutos, até que adquira um tom dourado.
Obs: Sugestão fica mais bonito em forma de anel (buraco no meio).

Para servir acompanhe com calda cítrica e chantily ou sorvete e o pudim quente!

Calda de Vinho e frutas (Calda Cítrica)

Ingredientes: 1/2 xícara de chá de vinho tinto (100ml); Suco de 1 laranja (200ml); Suco de 1 limão grande (70g); 1/2 xícara das de chá de açúcar (100g); 1 pau de canela ; 1 fava de baunilha ou 1 colher de café de baunilha; 1 colher da de café de fécula ou amido de milho

Modo de Preparo: Levar ao fogo todos os ingredientes, ferver por 5 minutos para reduzir, acrescentar o amido diluído em ¼ xícara de água ferver, mais 2 minutos.

Rendimento aproximado

8 porções

Créditos

ABIMA (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias)