Culinária

Home/ Culinária/ Sobremesas/ Cupcake de Azeite e Limão Rech...
ou
ok

Cupcake de Azeite e Limão Recheado de Curd de Limão

Publicada em: 09/12/2013

Ingredientes


Massa
108 g de gemas
108 g de gemas
118 ml de Azeite Cocinero Extra Virgem
180 ml de Cocinero Limão Espremido
260g de farinha de trigo
250g de açúcar
15g fermento químico em pó
3g de sal
180g de claras
50g de açúcar refinado
2g de Cremor de Tártaro

Recheio
200g de ovos em temperatura ambiente
200g de ovos em temperatura ambiente
56g de gemas em temperatura ambiente
200g de açúcar refinado
180 ml de Cocinero Limão Espremido
112g de manteiga em temperatura ambiente

Merengue
6 claras de ovos (180g)
3/4 de xícara de açúcar (150g)
¼ de colher (chá) de cremor de tártaro
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

Modo de Preparo


Massa
Em uma batedeira misture as gemas, Cocinero Azeite Extra Virgem, Cocinero Limão Espremido, farinha de trigo, açúcar e o fermento em pó e bata em velocidade média por 5 minutos. Transfira esta massa para uma tigela grande e na batedeira batas as claras com o cremor de tártaro em velocidade média até que comece a formar picos. Acrescente o açúcar, aumente a velocidade para máxima e bata até que as claras em neve fiquem bem firmes e brilhantes.
Acrescente aos poucos as claras batidas na massa reservada. Misture à massa com auxilio de um batedor de arames para que não perca aeração. Distribua a massa até completar 2/3 da altura da forma amanteigada para cupcake. Leve para assar em forno pré-aquecido a 160°C por cerca de 40 minutos ou até que esteja completamente assado.

Recheio
Em uma vasilha em banho maria coloque todos os ingredientes e mexa constantemente com auxílio de uma batedor de arames. Mexa até que a mistura atinja 170°C ou até que encorpe semelhante à textura de mingau. Em seguida dê choque térmico para cessar o cozimento e não talhar o creme. Reserve o creme em geladeira em um saco de confeitar com bico liso.

Merengue
Adicione as claras na tigela com o cremor de tártaro e bata na batedeira em velocidade média até que fique espumoso. Em seguida acrescente aos pouco o açúcar e aumente a velocidade até que adquira picos firmes. Transfira todo o merengue para um saco de confeitar com uma ponta de n º 866.

Montagem
Retire os cupcakes do forno e deixe amornar. Vire os cupcakes de cabeça para baixo e espete com o saca puxa com o recheio no centro dos cupcakes. Aperte até que o bico chegue até a copa do bolinho. Vá depositando o recheio e ao mesmo tempo retirando o bico do bolinho. Faça o processo com todos os cupcakes. Depois com o merengue confeite toda a copa dos bolinhos fazendo uma espiral. Com ajuda de um maçarico, ou levando ao forno na função grill, doure a superfície do merengue.
Dicas e informações adicionais
Quando for assar os cupcakes, encaixe as forminhas amanteigadas em forminhas de metal (de empada) para que cresçam uniformemente e sem transbordar.

Rendimento aproximado

12 unidades

Créditos

Chefe VIctor e Daniela da Personal Chefes