Culinária

Home/ Culinária/ Pães/ Pão de Calabresa
ou
ok

Pão de Calabresa

Publicada em: 17/10/2014

Ingredientes

Massa
1 embalagem de Mistura para Pão Caseiro Fleischmann
1 sachê de Fermento Biológico Seco Instantâneo Fleischmann (10 g)

Recheio
400 g de linguiça calabresa defumada, fatiada finamente

Finalização
1 ovo

Modo de Preparo

Faça a massa do pão: em uma tigela, misture o conteúdo da embalagem de pão caseiro com o fermento e acrescente 1 xícara (chá) de água (200 ml). Misture com as mãos e vá adicionando mais ½ xícara (chá) de água aos poucos. Passe a massa para uma superfície limpa e seca e sove até ficar homogênea, lisa e macia (cerca de 10 minutos). Coloque de volta na tigela e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume.
Com o auxílio de um rolo para massa, abra a massa, formando uma tira comprida com 20 cm de largura e 80 cm de comprimento.
Para rechear: disponha as fatias de linguiça pela massa, deixando bordas de 2 dedos de massa por toda a sua volta. Enrole cuidadosamente, como um rocambole. Coloque a massa recheada em uma assadeira de furo central (25 cm de diâmetro) bem untada, sobrepondo sutilmente as extremidades do rolo, para dar acabamento. Cubra o pão com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Para finalizar, bata o ovo com 1 colher (sopa) de água e pincele o pão, sem deixar escorrer. Asse em forno pré-aquecido (200º C) por cerca de 35 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro, este saia limpo e seco. Sirva quente.
Dicas e informações adicionais
- Você pode substituir a linguiça por presunto em cubos ou salame fatiado. - Se desejar, você pode dividir a massa ao meio e fazer dois pães em formato de bolo inglês.

Rendimento aproximado

10 porções

Créditos

Fleischmann