Culinária

Home/ Culinária/ Pães/ Cuca de frutas
ou
ok

Cuca de frutas

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

5 kg de farinha; 1 kg de açúcar; 2 xícaras de banha; 1 colher de sopa de sal; 6 ovos; 10 colheres de fermento seco; 1 colher de sopa de canela; 1/2 colher de sopa de nosmoscada; 6 colheres de sopa de açúcar baunilha; 2 colheres de sopa de raspa de limão; 2 litros de água morna

Cobertura
8 kg de uva; 1 kg de açúcar

Farofa
6 xícaras de açúcar; 6 xícaras de farinha de trigo; 1/2 kg de manteiga; 4 colheres de sopa de açúcar de baunilha; 1 colher raspa de limão. Misture todos os ingredientes e amasse até obter uma farofa.

Modo de Preparo

Em um a bacia, coloque a farinha. No centro, coloque os demais ingredientes, exceto o fermento, que é deixado ao lado com duas xícaras de água morna. Mexa e deixe descansar por 5 minutos.

Depois misture tudo e amasse bem com água morna. A massa deverá soltar das mãos.

Deixe descansar até dobrar de volume. Coloque nas formas e deixe crescer um pouco. Coloque a uva e sobre ela, açúcar cristal e por último a farofa.

Deixe crescer bem e asse por 40 minutos em forno quente.
Observações
Trazidos pelos imigrantes italianos e alemães, os pães caseiros e as cucas são delícias típicas da serra gaúcha. Sucesso entre turistas e moradores, as receitas feitas pelos colonos mantêm o estilo artesanal e o sabor caseiro. Em Gramado, é possível experimentar e também aprender a preparar pães e cucas nas oficinas da Estação Gramado - evento de inverno do Grupo RBS em parceria com a prefeitura municipal. As aulas são gratuitas e acontecem todas as quintas-feiras de julho, às 15h. <br> <br> Nas quartas-feiras, às 16h, a programação gastronômica da Estação Gramado tem outra atração - oficina de fondue com chocolates Garoto. O prato é um dos mais apreciados do inverno na serra gaúcha. As oficinas acontecem na Casa do Colono (Embaixada Praça das Comunicações), no centro de Gramado.

Rendimento aproximado

25 unidades

Créditos

Estação Gramado (2008)