Culinária

Home/ Culinária/ Pães/ Cuca de Bananas
ou
ok

Cuca de Bananas

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

6 bananas-nanicas; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de canela em pó; 3 colheres (sopa) de manteiga à temperatura ambiente

Para a massa: 4 ovos; 3 colheres (sopa) de manteiga; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de maisena; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 3/4 xícaras(chá) de leite;; 4 colheres (sopa) de conhaque; 1 pitada de sal; 2 xícaras (chá) de açúcar; manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Descasque as bananas e pique em rodelas. Reserve.

2. Numa tigelinha, coloque a manteiga e leve ao banho-maria ou ao microondas para derreter.

3. Em outra tigela, junte o açúcar, a farinha de trigo, a canela em pó e a manteiga derretida. Misture com as mãos até obter uma farofa. Reserve.


Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Unte uma fôrma de fundo removível (própria para tortas) de 22 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha de trigo. Reserve.

3. Peneire a farinha de trigo e a maisena. Reserve.

4. Na batedeira, junte as gemas, o açúcar e a manteiga e bata por 5 minutos em velocidade alta ou até obter um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha de trigo e a maisena, alternando com o leite. Coloque o conhaque e o fermento e bata por mais 1 minuto. Retire a massa da batedeira e reserve.

5. Lave muito bem as pás e a tigela da batedeira. Coloque as claras e bata até o ponto neve. Incorpore-as delicadamente à massa reservada e misture com uma colher.

6. Na fôrma untada, despeje metade da massa. Cubra com metade das rodelas de bananas e polvilhe um pouco da farofa. Coloque a massa restante por cima e acrescente outra camada de bananas. Polvilhe com a farofa restante.

7. Leve a fôrma ao forno preaquecido para assar por, aproximadamente, 80 minutos ou até que a massa comece a se desprender da lateral da fôrma e a superfície fique dourada. Retire do forno e sirva quente ou fria.

Créditos

Edgard Martins (Vô ED)