Culinária

Home/ Culinária/ Outros/ Costeletas de Tambaqui com Ris...
ou
ok

Costeletas de Tambaqui com Risoto de Jambu e Tucupi

Publicada em: 16/04/2013

Ingredientes


1Kg de costelas de Tambaqui

½ cenoura ralada

3 dentes de alho

1 ramo de salsão

3 cebolas

200ml de vinho Branco

½ maço de Jambu

200 ml de Tucupi

350 gr de arroz Arbóreo

Azeite de Oliva extra virgem

30 gr de queijo parmesão

2 folhas de louro

Sal e Pimenta do Reino Branca

Modo de Preparo


Peixe: Limpe as costelas de Tambaqui. Lave-as e corte cada costela inteira em filetes. Adicione 1 alho amassado e picado, 1 cebola inteira cortada em lâminas, salsão, sal e pimenta do reino a gosto, 1 cálice de vinho e 1 colher de azeite. Reserve e deixe marinar por 30 minutos.

Enquanto isso, pré-cozinhe o arroz do risoto: coloque 1  colher de azeite, cebola, 1 folha de louro em uma caçarola. Adicione o arroz arbóreo. Coloque 2 copos de água e cozinhe até deixá-lo ao dente ( em média 10 – 15 minutos).

Durante esse processo as costelas de Tambaqui já estarão bem marinadas, coloque-as, juntamente com o molho, em uma assadeira e leve ao forno para assá-las durante 25 minutos. Não é necessário cobrir. Deixe dourar.

Risoto: Lave as folhas de jambu, corte-as com cuidado para não deixá-las muito pequenas. Pique cebola, alho e leve ao fogo e refogue. Deixe bem dourado. Acrescente o tucupi, o vinho, sal a gosto e uma pitada de pimenta do reino. Deixe ferver por 2 minutos, reduzindo o caldo.

Acrescente o Jambu e o arroz arbóreo, deixe cozinhar por 2 minutos, observe a textura do arroz, se ficar seco acrescente um pouco de vinho. Para finalizar, coloque o queijo parmesão e 1 colher de azeite de oliva extravirgem. Enquanto isso, retire o peixe do forno. Monte o prato e sirva.

Rendimento aproximado

4 porções

Créditos

Chef Audilá