Culinária

Home/ Culinária/ Outros/ Charutos de Folhas de Uva com ...
ou
ok

Charutos de Folhas de Uva com Molho Rubro

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

3 xícaras de chá de água filtrada, com bastante gelo; Mais 3 xícaras de chá de água; 20 folhas de uva (na falta, use repolho branco); 10 colheres de sopa, rasas, de arroz pré-cozido, bem durinho; 10 colheres de sopa, rasas, de carne moída, preferivelmente Patinho, sem gorduras e sem enervações; Sal e pimenta-do-reino; Pimenta-síria (você encontra em qualquer supermercado); Pitadas de cominho; 2 colheres de sopa de folhas de hortelã, bem batidinhas; Azeite de oliva; 6 dentes de alho sem as peles; Mais 4 colheres de sopa de azeite; 1/3 de vinho branco, seco, de boa qualidade; 1 1/2 xícara de chá de polpa peneirada de tomates; 4 raminhos de tomilho, preferivelmente fresco

Modo de Preparo

- Por dois minutos, na potência máxima, ferva metade da água, aquela que não tem gelo. Retire. Coloque as folhas de uva. Imediatamente, retire, escorra e lance na água com o gelo. O choque térmico manterá a cor natural das folhas.

- Numa cumbuca, combine o arroz e a carne moída. Tempere, a gosto, com o sal, a pimenta-do-reino, a pimenta-síria, o cominho e a hortelã. Vire e revire.

- Recheie cada uma das folhas de uva com uma colher da combinação de arroz e carne. Faça charutos, tampando as extremidades dos cilindros.

- Unte um recipiente fundo com azeite de oliva. Encaixe os charutos, lado a lado, em camadas, no recipiente. Espalhe os dentes de alho. Cubra. Leve ao micro, na potência média, por oito minutos. Retire. Reserve.

- Em outra vasilha, bem forrada com azeite, combine o vinho branco e a polpa de tomates. Acerte o ponto do sal e da pimenta-do-reino. Agregue o tomilho. Misture e remisture. Coloque no micro, na potência máxima, por três minutos.

- Numa terrina que vai à mesa, espalhe os charutinhos. Cubra com o molho rubro. Reponha no forno, na função “Auto-Reaquecimento” para 500 g. Caso você não obtenha o calor desejado, repita a mesma operação. Enfeite a travessa com mais tomilho.

Rendimento aproximado

para quatro pessoas

Créditos

Sílvio Lancellotti