Culinária

Home/ Culinária/ Outros/ Batatas Gratinadas com Bacon e...
ou
ok

Batatas Gratinadas com Bacon e Creme Azedo

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

100 g de manteiga sem sal; 1 xícara de chá de dadinhos de bacon (só as partes mais rosadinhas); 1 xícara de chá de creme de leite de caixinha longa-vida; 2 colheres de sopa de sumo de limão, bem coado; 4 colheres de mesa de iogurte natural; 1 colher de sopa, bem cheia, de folhas bem picadinhas de hortelã; 4 batatas, cerca de 200 g cada, preferivelmente de casca grossa, lavadas; 6 colheres de sopa, bem cheias, de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

- Coloque a manteiga num recipiente apropriado e, na potência máxima, apenas amoleça, por trinta segundos. Agregue o bacon. Devolva à potência máxima por mais dois minutos e meio. Retire. Agregue o creme de leite, o sumo de limão e a hortelã. Misture muito bem. Reserve.

- Aqueça o Panagrill por quatro minutos na potência máxima. Com luvas de proteção e o pegador obrigatório, retire o Panagrill. Cuidadosamente, no Panagrill, espalhe as batatas, sem que se encostem. Recoloque no forno. Na potência máxima, asse as batatas por cerca de onze, doze minutos. Não hesite em experimentar o ponto das batatas com a ponta de um garfo. Caso necessário, mantenha por mais tempo, testando a cada trinta segundos. Retire.

- Espere que as batatas se resfriem um pouco. Com uma faca afiada, faça um talho no topo de cada uma das batatas sem, todavia, abri-las inteiras. Use os dedos para pressionar o miolo já amaciado e criar uma espécie de cavidade.

- Incorpore ao creme já homogeneizado duas das colheres de parmesão. Misture e remisture.

- Preencha as batatas com o creme. Pulverize cada topo com uma das colheres restantes do queijo. Devolva ao forno, agora na função “Dourador”, pressionada duas vezes, nível médio, por três minutos. Caso o topo não se mostre derretido, deixe mais tempo, testando a cada trinta segundos.

Rendimento aproximado

para quatro pessoas

Créditos

Sílvio Lancellotti