Culinária

Home/ Culinária/ Outros/ Ataif
ou
ok

Ataif

Publicada em: 20/09/2012

Ingredientes


Calda:

500 ml de água

1 kg de açúcar

½ colher (sopa) de água de flor de rosas

1½ colher (sopa) de suco de limão

 
Massa:

1½ colher (sopa) de fermento biológico

2 xícaras de farinha de trigo

500 ml de leite


Recheio:

1 colher (sopa) de açúcar 

500 g de nozes moídas 


 

Modo de Preparo


Calda: Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo brando para engrossar. Quando a calda estiver em ponto de fio, junte o suco de limão, misture e retirar do fogo. Deixe esfriar e acrescente a água de flor de laranjeira ou de rosas. Misture e reserve.

Massa: Coloque em um liquidificador o leite, farinha de trigo e o fermento biológico. Bata tudo. Deixe fermentar por uma hora. Unte uma frigideira pequena com manteiga e aqueça sobre fogo médio. Espalhe cerca de duas colheres da massa, formando um disco de mais ou menos 10 cm de diâmetro. Asse as massas somente de um lado. Assim que a superfície superior da panqueca estiver seca, retire e coloque em uma travessa cobrindo sempre com um pano de prato.

Recheio: Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e reserve.

Montagem: Deixe as panquecas com o lado mais claro para cima, coloque o recheio no centro e feche na forma de meia-lua, apertando bem as bordas com os dedos para não abrir. Sirva com a calda à parte.






Dicas e informações adicionais
Entre uma panqueca e outra é importante sempre limpar a frigideira com um guardanapo umedecido em óleo. A calda desta receita é usada na maioria dos doces árabes, e também para regar na hora de servir. Essa massa azeda rápido (usar no dia). Não pode ser congelada.
Observações
www.arabesco.com.br

Rendimento aproximado

24 unidades

Créditos

Arabesco