Culinária

Home/ Culinária/ Massas/ Lasanha Adria de Lentilha
ou
ok

Lasanha Adria de Lentilha

Publicada em: 31/12/1969

Ingredientes

2 embalagem de Biscoito Cream Cracker Adria (200g)
9 colheres (sopa) de azeite
12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 xícaras (chá) de damasco, picado
1 tablete de caldo de legumes
queijo parmesão ralado a gosto
ervas a gosto (alecrim, manjericão, salsa, orégano fresco, tomilho)
1 embalagem de Lasanha Festonada Adria (500g)
2 cebolas, picadas
8 dentes de alho, picados
750ml de polpa de tomate
2 xícaras (chá) de lentilha
200g de lombinho defumado, em fatias
200g de mussarela, em fatias
sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Prepare o creme de lentilha:
Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 3 dentes de alho e 1 cebola. Junte 2 xícaras (chá) de lentilha, 1 tablete de caldo de legumes, 1 ½ litro de água quente e deixe cozinhar até a lentilha ficar bem macia. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador até formar um creme, acerte o sal, se necessário, peneire e reserve o creme.

Prepare a farofa de biscoitos com damasco:
Leve ao processador o biscoito e bata até obter uma farofa. Numa frigideira média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 2 dentes de alho, junte a farofa de biscoito e as ervas e deixe refogar por mais 3 minutos, retire do fogo, junte 1 xícara (chá) de damasco, mexa delicadamente e reserve.

Modo de Preparo da lasanha:
Comece preparando o molho de tomate. Numa panela média, aqueça 5 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 3 dentes de alho, acrescente 12 tomates, 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, 750ml de polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano, pimenta-do-reino e reserve.
Monte a lasanha direto ao forno num refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o creme de lentilha em 3 partes, as tiras de lasanha em 4, as fatias de mussarela e as fatias de lombinho defumado em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: creme de lentilha, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de lombinho defumado, tiras de lasanha, creme de lentilha, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de lombinho defumado, tiras de lasanha, creme de lentilha, molho de tomate. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 40 minutos. Retire o papel alumínio, salpique a farofa de biscoitos com damasco e leve ao forno por mais 10 minutos.

Dicas e informações adicionais
Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento aproximado

15 porções

Créditos

Adria