Culinária

Home/ Culinária/ Doces/ Pipoca caramelada
ou
ok

Pipoca caramelada

Publicada em: 12/12/2014

Ingredientes

Massa

1 xícara (chá) de leite morno (240 ml)

4 colheres (sopa) de margarina Delícia Supreme sem sal, derretida (52 g)

1/4 xícara (chá) de açúcar refinado (45 g)

1 pacotinho de fermento biológico seco (10 g)

3 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional All Day (400 g)

2 colheres (chá) de sal (4 g)

Margarina Delícia Supreme sem sal para untar

Farinha de trigo tradicional All Day para polvilhar



Cobertura (Montagem)

½ xícara (chá) de margarina Delícia Supreme sem sal, derretida fria (100 g)

½ xícara (chá) de açúcar comum ou mascavo claro (90 g)

2 colheres (chá) de canela em pó (4 g)


Calda

1/3 xícara (chá) de maple syrup (Xarope de Bordo)

1 ½ colher (sopa) de margarina Delícia Supreme sem sal (20 g)

2 colheres (sopa) açúcar (24 g)

1/3 xícara (chá) de mel (110 g)

1 ½ colher (sopa) de suco de limão (20 g

Modo de Preparo

Massa:

Unte uma fôrma grande, com buraco no meio, com margarina Delícia Supreme. Leve o leite para amornar, junte a margarina Delícia Supreme, o açúcar, o fermento e misture bem. 

À batedeira, em velocidade baixa e usando o batedor gancho, leve a farinha de trigo tradicional All Day e o sal para misturar. Aos poucos, adicione a mistura de líquidos até total incorporação. Aumente para a velocidade média e deixe bater por 8 ou 10 minutos ou até conseguir uma massa lisa e elástica. Unte uma tigela com margarina Delícia Supreme, forme uma bola com a massa, coloque dentro da tigela, cubra com um pano limpo e deixe a massa crescer em um local abafado por 30 minutos ou até que dobre de volume.

Cobertura:

Misture o açúcar mascavo com a canela e reserve. Em uma tigelinha, coloque a margarina Delícia Supreme derretida e reserve.

Montagem:

Retire a massa da tigela e passe-a para uma superfície enfarinhada. Abra a massa, apertando com as palmas das mãos, em um quadrado de mais ou menos 20 cm de lado e, com uma faca afiada, corte em quadradinhos de 3 x 3cm. Faça bolinhas com os quadradinhos, passe-os pela margarina derretida e depois pela mistura de açúcar e canela. Em uma forma redonda, com furo no meio, distribua as bolinhas em camadas. Cubra a fôrma com um pano de prato grosso, seco e limpo e deixe em local abafado, por mais 1 hora ou até que as bolinhas cresçam e passem da altura da borda. Regue a massa com um pouco da calda ou de “Maple Syrup” e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 180°C, por 35 minutos ou até que a superfície fique marrom escura e o caramelo comece a borbulhar nas beiradas. Retire do forno, deixe esfriar por 5 minutos no máximo e só então desenforme, com cuidado, sobre um prato de servir. Cubra com a calda restante e sirva ainda morno.

Créditos

Bunge Brasil