Culinária

Home/ Culinária/ Diet/ Biscoito Crocante
ou
ok

Biscoito Crocante

Publicada em: 13/02/2012

Ingredientes


Ingredientes:

Para a massa:
- 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
- ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas (90 g)
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos ( 14 g)
- 3 ½ colher (sopa) de Tal e Qual ( 7 g)
- 3 colheres (sopa) manteiga gelada em cubinho ( 42 g)

Para a cobertura:
- 1 clara (40 g)
- ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas (90 g)
- 1 colher (sopa) de Tal e Qual ( 2g)

Modo de Preparo


Preparo:
Prepare a massa: coloque as farinhas e o Tal e Qual em uma tigela, junte a manteiga em cubinhos e misture-a com as pontas dos dedos obtendo uma farofa úmida. Se precisar, coloque 1 a 2 colheres (sopa) de água gelada, enquanto mistura com as mãos até obter uma bola de massa que desgrude com facilidade do recipiente. Envolva-a com um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Faça a cobertura: misture a clara com a farinha de amêndoas e o Tal e Qual.
Montagem do biscoito: coloque a massa entre dois sacos plásticos e abra-a com auxílio de um rolo até atingir a espessura de 2mm. Corte a massa utilizando um cortador de biscoitos com o formato de sua preferência. Retire as rebarbas e vire os biscoitinhos sobre a assadeira, assim você os transfere sem perder o formato. Amasse as rebarbas formando uma bola e repita o processo. Se precisar, volte a massa para descansar em geladeira antes de abri-la novamente. Sobre cada biscoitinho espalhe um pouco da cobertura utilizando uma colherinha, passe a colher delicadamente até formar uma camada fina.
Leve ao forno pré-aquecido (180ᵒC) e asse por cerca de 30 minutos ou até que fiquem dourados e sequinhos. Retire os biscoitinhos da assadeira e deixe-os esfriarem sobre uma grade. Guarde-os em pote hermético.
Dicas e informações adicionais
Variações: substitua as amêndoas por sua oleaginosa favorita: avelãs, castanha-do-pará, amendoim ou nozes.
Observações
Você pode fazer farinha de amêndoas em casa. Leve as amêndoas sem pele ao forno durante 25 minutos, ou até que fiquem torradas e, em seguida, bata-as no liquidificador ou processador até virar farinha.

Rendimento aproximado

90 biscoitinhos (3 g cada)

Créditos

Tal e Qual