Culinária

Home/ Culinária/ Chocolate/ Mamadeira de chocolate
ou
ok

Mamadeira de chocolate

Publicada em: 08/10/2012

Ingredientes


350 g de chocolate branco
Corante alimentício para chocolate nas cores desejadas
Forma injetada BWB Embalagens – modelo mamadeira 30 g (cód. 1391)
250 g de miniconfetes de chocolate, confeitos ou minicereais crocantes revestidos com chocolate

Modo de Preparo


Para a casquinha, derreta o chocolate (banho-maria ou micro-ondas, cerca de 1 minuto. Pause a cada 30 segundos e misture bem). Faça a temperagem (choque-térmico). Se preferir, utilize cobertura sabor chocolate (não há necessidade de temperagem). Mexa bem o chocolate e acrescente as gotas do corante, até obter a coloração desejada. Preencha a cavidade da forma, até atingir o limite demarcado na própria forma. Disponha a parte flexível (“silicone”). Em seguida, coloque a terceira parte da forma. Pressione suavemente. Observe que o chocolate preenche toda a forma. Preencha também a parte da forma que fará o fundo da mamadeira. Leve à geladeira, por cerca de 5 minutos, até total secagem do chocolate e ponto de desenformar (forma opaca). Retire a forma da geladeira e extraia as duas partes extras (rígida e flexível). Preencha a cavidade com os miniconfetes. Feche, “colando” o fundo da garrafa. Use o chocolate para fixá-la e volte à geladeira, apenas para secar. Desenforme com cuidado, puxando as travas laterais.
Dicas e informações adicionais
Experimente rechear as mamadeiras com brigadeiros, trufas, doce de leite, etc. Lembrando que as mamadeiras podem ser recheadas com líquidos ou cremes pastosos, sem vazamento.
Observações
Temperagem (choque-térmico ou tablagem) Existem várias técnicas para fazer a temperagem. O importante é devolver o chocolate à temperatura ideal (28 a 30º C). Para tanto, pique o chocolate e divida em 3 partes iguais. Leve duas partes para derreter e pique o 1/3 restante em pedaços bem pequenos. Reserve. Após total derretimento de 2/3 do chocolate, adicione o chocolate reservado. Misture bem, até ter todo o chocolate derretido e atingir 28º C (use um termômetro culinário ou encoste um pouco do chocolate no lábio e certifique-se de uma sensação fria). Utilize.

Rendimento aproximado

20 unidades

Créditos

Culinarista Pammela Mendes